Pe. Rubens nov 7, 2022

Ordenados diáconos para servir a Igreja na Eucaristia, na Palavra e na caridade

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Daniel Silva

Na noite da sexta- feira, 04, pela imposição das mãos do Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias, dez Seminaristas foram ordenados diáconos. “Enviai sobre eles, Senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério.”

Em silêncio e ajoelhados no presbitério, dez jovens seminaristas ouviram este trecho da prece de ordenação diaconal, proferida por Dom Luiz Carlos na Catedral de São Carlos, na sexta, 4.

A prece e a imposição das mãos pelo Bispo Diocesano constituíram a parte central do rito de ordenação dos agora Diáconos: Adão Santana, Bruno Richard de Moraes Ferreira, Cristiano Aparecido Maciel, Davi Celestino Peccin, Giovani Teixeira Ballione, João Vicente de Aquino Junior, Laudemir Antunes de Carvalho Júnior, Ronaldo Cesar Bressan Fazio, Tadeu Aparecido Germano e Vagner Peruchi.

Diante da Catedral repleta de fiéis, o Bispo Dom Luiz afirmou, no começo da missa, ser esse um momento de “grande alegria, fé e gratidão a Deus pelas vocações”, mas, também, de oração para que sempre surjam novos vocacionados.

NO SERVIÇO DO ALTAR, DA PALAVRA E DA CARIDADE

Na homilia, o Bispo Diocesano de São Carlos explicou que, no início da Igreja, os apóstolos, movidos pelo Espírito Santo e desejosos de dedicar mais tempo à oração e à pregação da Palavra, escolheram sete homens de bem para ajudá-los no serviço diário, em especial na prática da caridade com os mais pobres. Surgiu, assim, o diaconato.

“Sem o exercício da caridade, o exercício da Palavra se torna barulho vazio, como dizia Santo Agostinho. Sem a caridade, também a Eucaristia perde o sentido. Assim, não se pode separar uma coisa de outra”, afirmou, pedindo aos fiéis que rezem pelos novos Diáconos, os vocacionados e todos os ministros ordenados, “para que sejamos fiéis ao dom e à missão que nos foi dada, para que possamos servir bem ao povo de Deus e para a edificação da Igreja viva: servir a Igreja na Eucaristia, na Palavra e na caridade”, enfatizou.

O RITO

O rito de ordenação começou após a proclamação do Evangelho, com a apresentação dos candidatos ao diaconato. Padre Antônio de Marco Filho, Reitor do Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, confirmou ao Bispo Diocesano que os candidatos são dignos para a Ordem do Diaconato, os mesmos confirmaram a opção de se colocarem a serviço do povo de Deus.

Após a homilia, os eleitos para a ordem diaconal assumiram publicamente, perante o Bispo, as exigências desse ministério: ser consagrado ao serviço da Igreja; desempenhar, com humildade e amor, o ministério diaconal como colaborador da ordem sacerdotal; guardar o mistério da fé e proclamá-la por palavras e atos; guardar para sempre o celibato; perseverar e progredir no espírito de oração; e imitar o exemplo de Cristo. Além disso, cada um deles prometeu respeito e obediência ao Bispo e a seus sucessores.

Na sequência, com os diáconos prostrados no presbitério, foi entoada a Ladainha de Todos os Santos, após a qual se seguiu a imposição das mãos e a prece de ordenação feita por Dom Luiz Carlos.

Depois, cada um dos novos diáconos foi revestido da estola e da dalmática, como sinal do serviço ministerial para o qual foram ordenados. As vestes foram levadas a cada um deles por um familiar ou pessoa próxima escolhida pelo ordenando, que teve a ajuda de um padre para vesti-la.

Já de volta ao presbitério, os dez novos diáconos receberam do Bispo Diocesano o livro dos Evangelhos  e, na sequência, o abraço da paz, primeiro de Dom Luiz Carlos, depois do Bispo Auxiliar Dom Eduardo Malaspina. O neo-diácono Cristiano em nome dos demais diáconos dirigiu palavras de gratidão, pelas orações e rendeu graças a Deus pela alegria de estar compartilhando esse momento com toda comunidade católica da Diocese de São Carlos.