Diocese São Carlos ago 18, 2018

Ordenação Sacerdotal na Diocese de São Carlos

Ordenação Sacerdotal na Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Este sábado (18), é um dia de gratidão e festa na Diocese. Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos, ordenou 09 padres, que servirão a Deus e ao povo nos quatro vicariatos.

O momento de oração e gratidão a Deus pelos 09 diáconos ordenados presbíteros, foi assim que a Diocese de São Carlos, neste mês Vocacional que nos provoca a refletir a importância das vocações, acolheu com grande alegria os novos presbíteros, em uma solene celebração na Catedral de São Carlos Borromeu.

Primeiro o presidente da celebração, Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos e, em seguida, Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar, e demais padres concelebrantes, impuseram as mãos sobre aqueles que estavam sendo ordenados. Com a Prece de Ordenação, seguida da vestição, da unção das mãos, os neossacerdotes concederam pela primeira vez a bênção do Senhor, sendo dirigidas aos seus familiares.

A Celebração

A missa teve um rito próprio e foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar e muitos outros sacerdotes, que puderam renovar suas promessas sacerdotais e acolher os novos irmãos no ministério, que serão enviados para os quatros vicariatos episcopais da diocese, os neossacerdotes foram acolhidos com muita alegria por toda a comunidade de fiéis.
Chamados pelo nome, logo após a proclamação do Evangelho, os que estavam sendo ordenados responderam um forte e solene “presente” e aquele que, até então, era o responsável pela formação dos diáconos, o Reitor do Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, Padre Antonio Aparecido de Marco Filho a, pediu ao Pai: “Reverendíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que ordenes para a função de Presbíteros estes nossos irmãos.” O diálogo entre o Reitor e Dom Paulo Cezar continuou, até que todos responderam: “Graças a Deus!”

Conheça os Neossacerdotes

Uma grande família

Muitas famílias vieram à Catedral neste dia 18: crianças de todas as idades, idosos, pais, mães e amigos dos novos padres. Em muitos momentos, houve palmas e expressões de alegria, demonstrando que a missa é uma grande ação de graças, principalmente pelo grande dom dado por Deus de continuar chamando para o Seu serviço pessoas dispostas a doar a vida como presbíteros ordenados.

O rito

O segundo grau da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. A ordenação presbiteral ou sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice. O rito de ordenação presbiteral é realizado dentro da missa, logo após a Liturgia da Palavra.

Eleição do Candidato

O Diácono chama o ordenando, com as seguintes palavras: “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero”. Em pé, o candidato coloca-se diante do Bispo, como sinal de prontidão, dizendo: “Presente”.

O Bispo, então, interroga se o candidato é digno deste ministério. O Presbítero declara com convicção, após ter averiguado junto ao povo de Deus e ouvido os responsáveis, ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Tendo esta resposta, o ordenante diz: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”. E todos dizem: “Graças a Deus”.

Homilia

Em celebração de Ordenação Presbiteral, Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano, se dirigiu aos nove jovens ordenados presbíteros na manhã deste sábado 18, na Catedral de São Carlos recordando-lhes a importância e o significado do termo presbítero, bem como a necessidade de serem pastores segundo o coração de Jesus, o Pastor Bom e Belo.

Confira na íntegra sua Homilia.

Homilia da Ordenação Presbiteral

Propósito do Eleito

Após a homilia, o eleito, em pé, responde às interrogações feitas pelo Bispo com um decidido “Quero!”. O Bispo conclui, dizendo: “Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição”.

Ladainha

Imposição das mãos e Prece de Ordenação

Esta parte decorrente é tida como aquela que, no silêncio do coração, o Bispo e todos os Presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando. Este, estando de joelhos, em silêncio, recebe a imposição das mãos do Bispo sobre sua cabeça e, posteriormente, as dos Presbíteros.

Unção das mãos

O eleito é revestido com a estola sacerdotal e a casula. Em seguida, de joelhos, a palma das mãos do ordenado é ungida pelo Bispo com o óleo do Crisma. Por fim, o Bispo Diocesano e seu auxiliar e o colégio dos presbíteros presentes o abraçam. A missa prosseguiu.

Os novos padres

A Igreja acolhe com Alegria os noves novos padres ordenados nesta manhã, são eles:

Padre ELTON CÉSAR LIMA
Lema: “Brilhe a vossa luz” (Mt 5,16)

Padre HELTON DIAS DOS SANTOS
Lema: “Fazei tudo o que ele vos disse” (Jo 2,5)

Padre JOÃO ORLANDO CAVALCANTE DE SOUZA
Lema: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5)

Padre JONAS RAFAEL DA SILVA
Lema: “Aquele que diz que permanece nele, deve andar como ele andou” (1 Jo 2,6)

Padre PAULO HENRIQUE ZAVATTI CAPARELLI
Lema: “O espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18a)

Padre JOSÉ MIRALDO ALMEIDA MACHADO
Lema: “Se alguém me serve, meu Pai o honrará” (Jo 12,26)

Padre LUIZ FELIPE PEREIRA DE MELO
Lema: “Nas tuas mãos” (Sl 31,5)

Padre WILLIAN HENRIQUE RODRIGUES
Lema: “…Porque eterna é sua misericórdia” (Sl 135,1b)

Padre LEANDRO DA SILVA PIMENTEL
Lema:“Seduziste-me Senhor eu me deixei seduzir” (Jr 20,7)

Agradecimento

No término da celebração, Pe. Luiz Felipe Pereira de Melo, em nome dos padres ordenados, fez o agradecimento no qual expressou toda gratidão a Deus, ao Povo de Deus e familiares, aos formadores e ao Bispo diocesano e ao Bispo Auxiliar.

Finalizou agradecendo o bispo: “agradecemos por acreditar em nossa vocação ministerial e pela confiança, acolhida generosa, solicitude paternal e, hoje, pela graça sacerdotal que recebemos das mãos de Vossa Excelência. Esteja certo de que poderá sempre contar conosco como filhos, como súditos, como amigos e como colaboradores do vosso ministério apostólico. Gratidão a Deus por vossa vida em nosso meio!” – encerrou Pe. Luiz.

 

Confira as fotos desta celebração:

Ordenação Presbiteral

 

A Celebração foi transmitida pela Radio Diocesana SDS FM 93,3 e pela página Walter Caparrós Blanco no qual agradecemos de coração toda equipe que esteve trabalhando nesta celebração.

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.