Pe. Rubens ago 8, 2023

Ordenação Sacerdotal na Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos – Fotos: Daniel Silva

Na noite da última sexta – feira (04), dia que a Igreja celebra São João Maria Vianney, dentro do III Ano Vocacional, Dom Luiz Carlos Dias ordenou 08 novos padres, que servirão a Deus e ao povo nos quatro vicariatos.

O momento de oração e gratidão a Deus pelos 08 diáconos ordenados presbíteros, foi assim que a Diocese de São Carlos, neste mês Vocacional que nos provoca a refletir a importância das vocações, acolheu com grande alegria os novos presbíteros, em uma solene celebração na Catedral de São Carlos Borromeu. Com a Prece de Ordenação, seguida da vestição, da unção das mãos, os neossacerdotes concederam pela primeira vez a bênção do Senhor, sendo dirigidas aos seus familiares.

A Missa contou com a presença de Dom Eduardo Malaspina – Bispo Diocesano de Itapeva e Dom Marcos Antônio Tavoni – Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia, padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as), com expressiva participação do povo de Deus, familiares e amigos, em muitos momentos, houve palmas e expressões de alegria, demonstrando que a missa é uma grande ação de graças, principalmente pelo grande dom dado por Deus de continuar chamando para o Seu serviço pessoas dispostas a doar a vida como presbíteros ordenados.

Os novos padres:

Padre Adão Santana
Lema sacerdotal: “Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu sou teu amigo”.

Padre Bruno Ferreira
Lema sacerdotal: “Amei-te com amor eterno e te atraí com Misericórdia!”.

Padre Davi Peccin
Lema sacerdotal:  “Teu povo será o meu povo”.

Padre João Vicente
Lema sacerdotal: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu quem vos escolhi” .

Padre Laudemir de Carvalho Jr.
Lema sacerdotal: “Trazemos esse tesouro em vasos de barro”.

Padre Ronaldo Fazio
Lema sacerdotal: “Pela graça de Deus sou o que sou. Não eu, mas a graça de Deus que está comigo”.

Padre Tadeu Germano
Lema sacerdotal: “Sentire cum ecclesia” (pensar com a mente da Igreja).

Padre Vagner Peruchi
Lema sacerdotal: “Eu sou o pão da vida”

Clique aqui e confira as fotos

A Celebração

A missa teve um rito próprio e foi concelebrada por muitos outros sacerdotes diocesanos e religiosos, que puderam renovar suas promessas sacerdotais e acolher os novos irmãos no ministério, que serão enviados para os quatros vicariatos episcopais da diocese, os neossacerdotes foram acolhidos com muita alegria por toda a comunidade de fiéis.

Chamados pelo nome, logo após a proclamação do Evangelho, os que estavam sendo ordenados responderam um forte e solene “presente” e aquele que, até então, era o responsável pela formação dos diáconos, o Reitor do Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, Padre Luiz Albertus Sleutjes, pediu ao Pai: “Reverendíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que ordenes para a função de Presbíteros estes nossos irmãos.” O diálogo entre o Reitor e Dom Luiz Carlos continuou, até que todos responderam: “Graças a Deus!”

O rito

O segundo grau da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. A ordenação presbiteral ou sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice. O rito de ordenação presbiteral é realizado dentro da missa, logo após a Liturgia da Palavra.

Eleição do Candidato

O Diácono chama o ordenando, com as seguintes palavras: “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero”. Em pé, o candidato coloca-se diante do Bispo, como sinal de prontidão, dizendo: “Presente”.

O Bispo, então, interroga se o candidato é digno deste ministério. O Presbítero declara com convicção, após ter averiguado junto ao povo de Deus e ouvido os responsáveis, ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Tendo esta resposta, o ordenante diz: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”. E todos dizem: “Graças a Deus”.

Homilia

Em celebração de Ordenação Presbiteral, Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano, se dirigiu aos oito jovens ordenados presbíteros na manhã desta sexta-feira 04, na Catedral de São Carlos recordando-lhes a importância e o significado do termo presbítero, bem como a necessidade de serem pastores segundo o coração de Jesus, o Pastor Bom e Belo.

Propósito do Eleito

Após a homilia, o eleito, em pé, responde às interrogações feitas pelo Bispo com um decidido “Quero!”. O Dom Luiz Carlos conclui, dizendo: “Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição”.

Imposição das mãos e Prece de Ordenação

Esta parte decorrente é tida como aquela que, no silêncio do coração, o Bispo e todos os Presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando. Este, estando de joelhos, em silêncio, recebe a imposição das mãos do Bispo sobre sua cabeça e, posteriormente, as dos Presbíteros.

Unção das mãos

O eleito é revestido com a estola sacerdotal e a casula. Em seguida, de joelhos, a palma das mãos do ordenado é ungida pelo Bispo com o óleo do Crisma.