Pe. Rubens jun 3, 2021

O terceiro Bispo Diocesano de São Carlos foi Dom Ruy Serra

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano

Com a morte de Dom Gastão, foi eleito a 24 de Outubro de 1945 pelos consultores diocesanos, para o período de vacância o Vigário Capitular o então Vigário Geral Monsenhor Ruy Serra. A 21 de Fevereiro de 1948, o Vigário Capitular foi eleito Bispo Diocesano de São Carlos pelo Papa Pio XII.

Dom Ruy Serra, terceiro Bispo Diocesano de São Carlos, nasceu em Souzas, então Distrito de Campinas a 23 de Março de 1900.  Faleceu em 19 de Setembro de 1986. Foi ordenado Padre por Dom Marcondes Homem de Mello a 09 de Dezembro de 1923 e Bispo a 01 de Maio de 1948. O sagrante foi Dom Paulo de Tarso e os consagrantes: Dom José Carlos Aguirre e Dom Manoel da Silva D´Elboux, que  no período de vacância vinha de Ribeirão Preto para as Solenidades de Benção dos Santos Óleos. A sagração de Dom Ruy Serra foi na Capela do Seminário, então Catedral Provisória. Foi Dom Ruy Serra quem construiu a atual Catedral no mesmo lugar da antiga Matriz e primeira Catedral de São Carlos, embora o projeto de Dom Gastão fosse construí-la na Vila Pureza e aí lançar a Pedra Fundamental em 1936.

Dom Ruy começou a construir o atual prédio da Cúria Diocesana. Convocou para os dias 23, 24 e 25 de Janeiro de 1951, o Segundo Sínodo Diocesano. Em Dezembro de 1950 continuou a obra de Construção do Seminário, separando-o completamente do Ginásio Diocesano e em 1953, a obra foi completada. Pela Bula “Divinus Animarum Pastor”, o Papa Pio XII, a pedido de Dom Ruy criou o Cabido da Catedral de São Carlos a 15 de Outubro de 1952. No dia 04 de Novembro de 1956, festa de São Carlos, foi aberto ao culto público a nova Catedral e aí, a 14 de Abril de 1958, foi sagrado Bispo o Cura que tanto trabalhara para a sua construção – Dom José de Aquino Pereira.

Dom Ruy Serra participou do Concílio Vaticano II. Logo pôs em prática as determinações conciliares criando a Coordenação de Pastoral Diocesana e nomeando para este trabalho a 07 de Março de 1963,  Monsenhor José Maria Frutuoso, com o título de Vigário Geral. A 27 de Dezembro de 1966 criou o Conselho de Presbíteros. Em novembro de 1967 foi fundado o Seminário Maior Diocesano de São Carlos, que começou a funcionar em Fevereiro de 1968 com o Curso de Filosofia. Em Agosto de 1969 inaugurou-se o atual prédio da Filosofia. Dom Ruy Serra celebrou em 1973 os Jubileus de Ouro Sacerdotal e de Prata Episcopal.

Paróquias criadas por Dom Ruy Serra: Nossa Senhora Aparecida de Américo Brasiliense; Nossa Senhora Aparecida de Araraquara; Nossa Senhora das Graças de Araraquara; São Geraldo de Araraquara; Nossa Senhora Aparecida de Jaú; Sagrado Coração de Jesus de Nova Europa; Nossa Senhora de Fátima de São Carlos e Santa Isabel de São Carlos.

Os feitos realizados por Dom Costantino Amstalden, você confere amanhã na série especial: 113 anos da Diocese de São Carlos.