Diocese São Carlos jun 22, 2016

O novo Bispo da Diocese de São Carlos

O NOVO BISPO DA DIOCESE DE SÃO CARLOS

Por Padre Robson Caramano

A Diocese de São Carlos que se encontra sob a Administração Apostólica de Dom Airton José, Arcebispo Metropolitano de Campinas, desde que o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Paulo Sérgio Machado no dia 16 de dezembro de 2015, agora tem seu novo bispo titular, Dom Paulo Cezar Costa, nomeado nesta manhã de quarta feira (22).

Com a posse no dia 06 de Agosto de 2016 às 10h na Catedral de São Carlos, Dom Paulo Cezar começa a governar a Diocese. Sua missão consistirá em Ensinar, Santificar e Governar o povo de Deus, ainda como lemos no documento conciliar “os Bispos, pois com seus auxiliares, os presbíteros e diáconos, receberam o encargo de servir a comunidade, presidindo no lugar de Deus ao rebanho do qual são pastores, como mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo” (LG n. 20).

Tão logo vemos que Dom Paulo Cezar terá um longo trabalho pela frente. Encontrará uma Diocese que conta com 124 paróquias, 159 padres diocesanos e 26 padres religiosos, 43 diáconos permanentes e 11 diáconos transitórios, 75 seminaristas. Com uma população de mais de 1 milhão e 200 mil pessoas, a Diocese demonstra sua grande extensão territorial e torna-se um imenso campo de ação pastoral através dos desafios urbanos pertinentes à evangelização.

Em entrevista concedida para a Rádio Catedral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nesta manhã (22), Dom Paulo Cezar Costa ressaltou: “eu vou com toda disposição de estar em comunhão com todos os bispos da província(…) vou com o coração aberto desejando ser presença do bom pastor”
Disse ainda o bispo nomeado que “o grande desafio de um bispo quando chega numa diocese é entrar, conhecer esta diocese, entrar nas diversas realidades da vida desta diocese (…) eu vou com o coração aberto (…) acredito muito naquilo que o Papa Francisco tem dito da cultura do encontro.”

A centenária Diocese de São Carlos começa sua preparação para este momento novo em sua história. No olhar do povo, a esperança de um pastor segundo o coração de Deus; na oração, a prece de que Dom Paulo Cezar guie com sabedoria o rebanho que o Senhor agora lhe confiou.
Confira as fotos da entrevista nesta manhã na Rádio Catedral da Arquidiocese do Rio de Janeiro:

dp2dp3dp4