Diocese São Carlos ago 16, 2017

“O Brasil se encontra em Joinville para refletir Comunicação” – Afirma Dom Darci na abertura do Muticom em Joinville

Por Padre Robson Caramano. Colaboração Sidney Prado, enviados especiais para representar a Diocese de São Carlos
Teve início na noite desta quarta-feira, 16, a décima edição do Mutirão de Comunicação na cidade de Joinville. Iniciando às 19h30 a mesa de honra foi composta por Mons. Dario Edoardo Viganò, prefeito da Secretaria para a Comunicação do Vaticano, Dom Darci Nicioli, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom João Francisco Salm, presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Pe Ivanor Macieski, assessor de comunicação da Diocese de Joinville e coordenador do 10° Muticom, João Raimundo Colombo, Governador do Estado de Santa Catarina  e Udo Döhler, prefeito de Joinvilli.

Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville, dirigiu algumas palavras de acolhida aos participantes do 10° Mutirão de Comunicação, nela valorizou a presença de cada um e afirmou: “aqui se reúnem uma gama de pessoas para refletirem e encontrarem os melhores caminhos para que Jesus Cristo seja anunciado no mundo de hoje.” O bispo ressaltou ainda que o tema deste mutirão reforça e colabora para que a Igreja cumpra sua missão no mundo de hoje.

“Educar para comunicação é vital para a missão que nós temos. Nossas comunidades perdem a razão se não ensinarem e ajudarem as pessoas a se encontrarem com Jesus Cristo, por isso nos reunimos aqui, para encontrarmos os melhores caminhos para fazer com que este anúncio chegue até eles”- Finalizou Dom Francisco.

Lembrando o papa Francisco que disse: “Que a comunicação seja um processo de proximidade”- Dom João Francisco Salm, presidente do Regional Sul 4 da CNBB, manifestou o desejo de que “estes dias ajude a todos nós a termos práticas que aproximem as pessoas, de forma que possamos ser promotores de comunhão”- concluiu Dom João.

Já Dom Darci Nicioli, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, declarou aberto o encontro afirmando que: “Para nós comunicação se faz em mutirão”, por isso a presença de cada comunicador e agente de comunicação se faz importante. Agradecendo o Pe. Ivanor Macieski e toda a Equipe encerrou afirmando: “O Brasil se encontra em Joinville para refletir Comunicação”

Nesta Edição o encontro conta com
800 pessoas, mais de 20 palestrantes e representantes de 20 Estados do Brasil.

Décima Edição do Mutirão de Comunicação
O 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), acontece nos dias 16 e 20 de agosto de 2017. Com o tema “Educar para Comunicação”, o evento tem como objetivo ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias.