Pe. Rubens jan 25, 2021

O amor e suas formas de amar

O amor e suas formas de amar

Sempre vi como forte e importante a palavra “amante”- de acordo com o dicionário amante é todo aquele que ama. Muito embora seja óbvio, em dias como os de hoje até mesmo o óbvio tem de ser dito. Assim, vale ressaltar que são muitos os tipos de amante.

O “amante faz de conta” que é aquele que vive no mundo das estrelas, a vida é um conto de fadas. Olhando sempre para cima podem correr o grande risco de se esquecer de reconhecer a realidade ao seu redor. Com isso não consegue reconhecer as pessoas e, tampouco, reconciliar-se com elas.

Há o “amante boa memória” são aqueles que sempre dizem: “eu sei o que você fez para mim…”, constantemente fica jogando diante de quem ama as coisas do passado. Estes sentem dificuldade para viver algo novo no relacionamento porque as situações de Ontem amarram as mãos para abrir o Presente do hoje e, com isso, não conseguem sonhar e visualizar um Amanhã.

Tem ainda o “amante patrão chato” é bom para mandar em todo mundo, mas ele mesmo não faz nada. Sua frase mais comum – sentado em um lugar bem confortável grita:- “pega uma cerveja pra mim?” ou ainda “Vai fazer isso pra mim…. faz aquilo outro”- ele ama mandando. E se o outro reclama a pessoa ainda diz: “Não reclame porque sou eu quem coloca ordem nessa casa… neste lugar…”

Em nossa sociedade o tipo de amante que mais vemos, sobre tudo entre o relacionamento dos jovens, e os relacionamentos entre esposa e esposo. É o “amante fiscal”, aquele que fica fiscalizando tudo. Manda mensagens, liga… só pra perguntar: “já chegou?” segundos depois… “onde você está?” segundos depois… “o que você ‘ta’ fazendo?

Um que é irreversível é o “amante funerário” esse aprende dar valor na morte. E há muitos que apenas depois da partida é que vemos o quanto poderíamos amar mais. Para tantos outros a vida de algumas pessoas só ganham sentido depois da morte. Amantes assim aprender da maneira mais dolorosa a amar enquanto se pode amar com gestos, palavras e atitudes.

De todos ainda se destaca o “amante empresário” ele investe, mas espera o retorno. Frases como: “eu comprei uma casa pra ela…”, “eu paguei aquele curso para ele…”, “como ele (a) pode fazer isso comigo depois de tudo que fiz para ele (a)…” estão sempre presentes na boca do amante empresário.

Por fim, ao que me parece, o melhor e mais eficaz tipo de amante é o “amante Jardineiro” este é aquele que cuida, sabe a necessidade da poda, tem a paciência de esperar e, assim, reconhece a beleza da florada.  Diante das perdas sabe a necessidade de plantar de novo e de novo e de novo.

No campo da vida muitas flores dos nossos relacionamentos

nos machucaram, tantas outras murcharam, algumas morreram e deixaram em nós o lugar vazio. Nunca é tarde pra mudar, para se reinventar e por que não podemos fazer isso no amor? Passamos muito tempo preocupados em nos tornarmos alguma coisa. Há uma verdade: de nada vale ter uma vida bem sucedida se for para vivê-la solitariamente.

Artigo de Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos, Mestre em Linguagem, Mídia e Arte pela PUC Campinas/SP.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.