Pe. Rubens out 3, 2022

NÚCLEO LUX MUNDI PROMOVE CURSO SOBRE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO A VULNERÁVEIS PARA SEMINARISTAS

NÚCLEO LUX MUNDI PROMOVE CURSO SOBRE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO A VULNERÁVEIS PARA SEMINARISTAS

Da redação;

De 4 a 6 de outubro, o Núcleo Lux Mundi promove o curso “Prevenção e proteção para vulneráveis na Igreja Católica: percurso formativo na vocação religiosa e presbiteral”. A formação é voltada para seminaristas e busca aprofundar os esforços da Igreja na proteção das crianças, dos adolescentes e pessoas vulneráveis.

A diretora do Núcleo Lux Mundi, Eliane Souza De Carli, destaca que, no contexto do Moto Proprio Vos Estis Lux Mundi, do Papa Francisco, é importante “falar sobre a temática da prevenção de violência/abusos de poder, de consciência e sexuais no período da formação abrangendo aspectos da afetividade e sexualidade”. O documento pontifício, lançado em 2019, traz à Igreja o pedido de que fossem instituídas uma ou mais estruturas estáveis para acolhimento das assinalações, bem como para promover ações de prevenção destas violências ou abusos, explicou Eliane.

Programação

No primeiro dia, conduzido pela Dra. Irma Patricia Espinosa, os participantes irão tratar do tema “Educação em afetividade e sexualidade na vida religiosa e consagrada”. A conferencista é mexicana e atua como médica especialista em psiquiatria, além de outras qualificações. Ela é coordenadora da Seção de Filosofia da Psiquiatria da Associação Mexicana de de Psiquiatria e professora visitante da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em âmbito eclesial, Patricia Espinosa é membro do Conselho Nacional para a Proteção dos Menores da Conferência Episcopal mexicana; coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Psicopedagogia do Seminário Conciliar do México; conselheira fundadora do Conselho Latino-Americano de Proteção ao Menor (CEPROME) America Latina; e coordenadora da área Clínica e Avaliação e Psicodiagnóstico.

No segundo dia do curso, o tema será “Atualizações recentes, gravidade e consequências canônicas dos delitos”, conduzida pelo padre Everton Fernandes Moraes, da arquidiocese de São Paulo (SP). O presbítero é mestre e doutor em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Atualmente, é chanceler da arquidiocese de São Paulo, diretor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo; promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico; membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Em âmbito nacional, colabora na Comissão de assessoria jurídico-canônica da CNBB; e na Comissão especial para a proteção da criança e do adolescente da CNBB.

Já no terceiro e último dia da formação, será aprofundado o tema “Voto de obediência x abuso de autoridade”. Conduzirá a conferência o frei Oton da Silva Araújo Jr.

Pertencente à Ordem os Frades Menores (OFM), frei Oton é doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsina de Roma; professor no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG); membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional e da Equipe de Reflexão Teologica da Confederação dos Religiosos da Améca Latina e Cabibe (CLAR).

Página de inscrições

O curso é realizado com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib).

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.