Pe. Rubens dez 23, 2021

Novo bispo de São Carlos visita pacientes internados na Santa Casa

Da redação, com informações do Portal a Cidade ON São Carlos

O novo bispo de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, visitou a Santa Casa nesta quinta-feira (23). Ele foi recebido pelos Integrantes da Mesa Administrativa da Santa Casa, Luis Carlos Trevelin e Silvio Coelho, ambos representando o Provedor Antônio Valério Morillas Júnior; a Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti; e o Gerente de Enfermagem, Flávio Braga Reis. Também acompanharam a visita, o Assessor da Diocese e Pároco da Igreja São Nicolau de Flüe, Padre Robson Caramano, que realizou uma ação de humanização no hospital em março e abril de 2021; o Capelão e Pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Padre Jonas Rafael; e David Maldonado e Patrícia Maldonado, integrantes da equipe de capelania hospitalar.

“Hoje, às vésperas de Natal, eu tive a grata oportunidade de percorrer, praticamente, todas as alas do hospital e fiquei muito contente por ver tudo aquilo que a Santa Casa oferece para o cuidar da saúde dos são-carlenses e de outras cidades que são enviados para cá. Natal é Deus que se encarna entre nós. A boa notícia é essa. Ele vem para dar conforto em situações de dificuldade, de sofrimento e vem nos estimular a nos fazermos solidários às pessoas no seu sofrer. De maneira especial, eu cito aqui os pobres e os doentes. Então, como Bispo, como um discípulo enviado por Jesus Cristo, eu acho que é importantíssima essa presença, junto aos doentes, junto a uma instituição como essa, para que, dessa forma, às vésperas do Natal possamos levar esse conforto, e ao mesmo tempo, seguir os passos de Jesus, sendo assim uma presença que possa testemunhar Jesus”, afirma o novo bispo.

Bispo Dom Luiz Carlos abençoa um paciente na Santa Casa. Foto: Comunicação Santa Casa

“Isso mostra o nosso papel de cuidar dos nossos pacientes, do nosso município, e ele vir visitar é importante e mostra a preocupação dele também com a questão espiritual dessas pessoas que sofrem nesse momento de doença e de sofrimento de fato. É importante para a Santa Casa porque contamos com esse apoio não só da religião católica, mas de todas as religiões. E isso faz com que a gente consiga, de alguma maneira, minimizar um pouco o sofrimento de quem aqui está internado”, afirma o Integrante da Mesa Administrativa da Santa Casa, Luis Carlos Trevelin.

Dom Luiz Carlos Dias conheceu um dos blocos de enfermaria do hospital, a UTI Neonatal e a UTI Adulto, visitou a Pediatria, o Setor de Quimioterapia e também o Serviço de Nefrologia e a Capela São José na Santa Casa.

Segundo a Infectologista e Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti, “a Igreja Católica está presente na história da Santa Casa desde o início e tem relação com a origem da nossa Santa Casa aqui de São Carlos. E a gente vê cada vez mais a demanda por um acalento espiritual, não só dos nossos pacientes e familiares, que estão passando por um momento de fragilidade com a doença, mas também dos nossos colaboradores, que tem toda essa sobrecarga de cuidar, ainda mais com a pandemia, em que apareceram novos desafios. Então, a importância da religião é fundamental aqui pra nós”.