Pe. Rubens jul 30, 2021

NOVE DIOCESES NO PAÍS ESTÃO VACANTES A ESPERA DE UM NOVO PASTOR

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Imagem: Divulgação

Nove Dioceses brasileiras estão vacantes segundo o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dentre elas nossa Diocese de São Carlos desde 21 de outubro de 2020, data na qual Dom Paulo Cezar foi nomeado Arcebispo de Brasília. Com sua tomada, no dia 12 de dezembro de 2020, o até então bispo auxiliar de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, foi nomeado pelo Colégio dos Consultores como Administrador Diocesano.

O termo ” Sede Vacante”, é uma expressão oriunda do latim que significa trono vazio e que é usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral ou seja, sem o bispo titular à frente do governo. Renúncia, transferência, falecimento ou perda de ofício são alguns dos motivos que podem tornar uma sede vacante.

Neste período a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo papa.

Confira abaixo as 9 dioceses vacantes:

1. Diocese de São Carlos (SP): vacante desde 21 de outubro de 2020. Administrador diocesano: dom Eduardo Malaspina
  2. Arquidiocese de Cascavel (PR): vacante desde 11 de março de 2021. Administrador diocesano: padre Reginei José Modolo
  3. Diocese de Crato (CE): vacante desde 02 de junho de 2021. Administrador diocesano: padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva
  4. Diocese de Alagoinhas (BA): vacante desde 13 de janeiro de 2021. Administrador diocesano: padre Antônio Ederaldo de Santana
  5. Diocese de Colatina (ES): vacante desde 13 de janeiro de 2021. Administrador diocesano: padre Antônio Wilson Almança
  6. Diocese de Iguatu (CE): vacante desde 24 de fevereiro de 2021. Administrador diocesano: João Batista Moreira Gonçalves
  7. Prelazia de Tefé (AM):  vacante a partir de 22 de agosto de 2021. Administrador diocesano será escolhido dia 25 de agosto.
  8. Diocese de Penedo (AL): Vacante desde 16 de junho de 2020. Administrador diocesano: padre Daniel do Nascimento Santos.
  9. Diocese de Rondonopolis-Guiratinga (MT): vacante desde 28 de março de 2021. Administrador: padre José Eder Ribeiro Lima.

Uma curiosidade interessante, segundo pesquisa do professor Fernando Altemeyer, ao portal da CNBB, São Paulo é a maior arquidiocese do país, com 5 milhões de católicos, na frente de Rio de Janeiro (3,5 milhões) e Olinda e Recife (3,3 milhões). Segundo ele, no mundo, São Paulo perde em número de católicos para a cidade do México (5,1 milhões) e para Guadalajara (5,6 milhões).

Rezemos pedindo um novo Bispo a nossa Igreja Particular: