Diocese São Carlos out 17, 2021

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PAPA FRANCISCO, DOM ORLANDO BRANDES E CNBB

A Igreja deseja ser no mundo sinal de solidariedade, de vida em abundância e de presença profética. Diante disso, expressamos nossa obediência ao Papa Francisco, nossa unidade à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a nossa solidariedade a Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida; personagens estes, atacados de forma virulenta, descabida e mentirosa pelo deputado estadual Frederico D’Avila- PSL, no último dia 14 de outubro, na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A agressividade voraz destilada pelo proferido parlamentar é demonstração de que a política não vai bem. Quando há argumentos contundentes, o diálogo e o respeito prevalecem entre pessoas e instituições que prezam pelo bem comum.

Repudiamos o discurso de ódio proferido pelo deputado. A Igreja jamais deve se calar diante de atitudes que vão contra os princípios evangélicos, aliás, estes, antes de serem religiosos, tocam às questões de humanidade, favorecendo uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Nossa voz é pela vida. Não compactuamos com o discurso armamentista que, dia-dia, faz nossa sociedade perder vidas inocentes. A sociedade civil evolui com políticas públicas eficazes e a colaboração de todos os agentes sociais na promoção do diálogo e da paz.

DOM EDUARDO MALASPINA
ADMINISTRADOR DIOCESANO- DIOCESE DE SÃO CARLOS