Diocese São Carlos fev 23, 2017

Nomeado Arcebispo coadjutor para a Arquidiocese de Montes Claros

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom João Justino de Medeiros Silva como Arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG). Até então, ele atuava como Bispo auxiliar de Belo Horizonte.

A nomeação de Dom Justino se deu atendendo ao pedido do Arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, de poder contar com a ajuda de um coadjutor.

Nascido em 22 de dezembro de 1966, Dom Justino é natural de Juiz de Fora, onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Justino foi eleito Bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012.

Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação do Regional Leste 2 da CNBB.

Em março de 2016, foi escolhido como membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e se tornou responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.