Diocese São Carlos out 25, 2018

Na Festa de São Carlos Borromeu Seminaristas vão receber o Ministério do Acolitato

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Arquivo de noticias.

É com grande alegria que os seminaristas, Alex Sandro, Bruno Moraes, Caio Renato, Daniel Lavandoski, Elton Dutra, Everton Luchesi, Fabrício Rodrigues e Júlio César, convidam todos os diocesanos inseridos nos quatros Vicariatos que compõe a Diocese de São Carlos, para participar da Santa Missa em louvor à São Carlos Borromeu, que será presidida por nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Cezar Costa, no dia 04/11 (Domingo), à partir das 16h30, na Catedral, na qual serão  instituídos no Ministério de Acólito.

Nesta fase de nossa formação rumo ao Sacerdócio, a Igreja os confere o serviço do santo altar, bem como, os reconhece Ministros dispensadores da Eucaristia!

Sobre o Ministério do Acolitato

Durante o período formativo no Seminário de Teologia, os seminaristas, cumprem determinadas etapas em vista da Ordenação Diaconal e posteriormente a Ordenação Presbiteral. Na Diocese de São Carlos, atualmente a caminhada preparatória que acontece no Curso de Teologia está dividida da seguinte forma:

1º ano de teologia: Admissão às Sagradas Ordens

2º ano de teologia: Instituição do Ministério de Leitor

3º ano de teologia: Instituição do Ministério de Acólito

4º ano de teologia: Ordenação Diaconal transitória.

Claro que além de receber os Ministérios acima descritos, o seminarista deve cumprir diversas outras etapas, como a formação acadêmica, pastoral e outras que também fazem parte da formação sacerdotal.