Pe. Rubens fev 1, 2023

Monsenhor Antonio realiza retiro em preparação à Ordenação Episcopal

Da redação, com informações do Seminarista Daniel Andricioli

Na última semana, de 23 a 27 de janeiro, Mons. Antonio realizou o retiro canônico em preparação à sua ordenação episcopal, na Casa São Paulo Apóstolo, dos Arautos do Evangelho em São Carlos, que será no próximo dia 25. Este momento foi marcado por silêncio, convivência, oração e meditação profunda.

O pregador foi o Padre Rafael Capelato, sacerdote do clero da Arquidiocese de Campinas, realiza missão na Diocese de Santo André.

A partir do lema do Bispo Auxiliar de Brasília: “Teu povo, meu povo” Ruth 1.16, Padre Rafael conduziu o retiro por vias espirituais, partindo da reflexão trinitária e desembocando, por fim, na devoção mariana. Houve uma louvável ênfase aos ensinamentos do Concílio Vaticano II sobre o ministério episcopal. Ainda, uma veemente recordação acerca da configuração a Cristo Crucificado, pela qual passa todo cristão e, sobremodo, devem passar aqueles que exercem ministérios especiais dentro da comunidade eclesial.

O futuro Bispo Antonio de Marcos, demonstrou sua felicidade e partilhou sobre a força e alta espiritualidade com que pôde ter contato nesses dias. Ainda, o ambiente, silencioso, em meio às belezas naturais da região, foram propícios e especiais para o bom êxito do retiro.

Na missa de encerramento, na Capela dedicada à Nossa Senhora, Mãe do Bom Conselho, Monsenhor Antonio de Marcos agradeceu ao Padre Rafael Capelato pelos ensinamentos, oportunidade e dias de convivência fraterna e elevação espiritual. Agradeceu, ainda, ao Padre Francisco Magnos, EP, superior da casa.

O retiro se encerrou com um almoço fraterno, acompanhado da comunidade dos Arautos do Evangelho.

Mons. Antonio junto ao pregador Padre Rafael Capelato