Diocese São Carlos mar 29, 2018

Momento Catequético : Especial Tríduo Pascal

Amados e amadas de Deus, nós, estamos iniciando a celebração do Tríduo Pascal. O Tríduo Pascal é composto pela Instituição da Eucaristia, Missa de Quinta-feira Santa, à tarde, pela Ação Litúrgica de Sexta-feira, às 15h, onde celebramos a Morte de Jesus, e, pelo Sábado, pela Celebração da Vigília Pascal.

No Tríduo Pascal, nós celebramos a Instituição da Eucaristia, a Morte de Jesus e a sua Ressurreição, o que nós chamamos de Mistério Pascal de Cristo. Quinta-feira, à noite, celebramos a Instituição da Eucaristia, onde Jesus dá o seu Corpo e Sangue como nosso alimento, onde nós, rememoramos aquilo que Jesus fez na última Ceia, o “lava-pés”, “lava-pés”, quer dizer, que o ministério da Igreja é “serviço”, quer dizer, que a Igreja deve servir como Jesus serviu, essa é a sua missão. E, à noite, após a celebração, se fica em adoração à Eucaristia, o Corpo de Cristo! É a noite em que nós, celebramos a Instituição da Eucaristia, que nós, fazemos memória da Instituição da Eucaristia, e, por isso, então, adoramos o Senhor no restante da noite.

A Sexta-feira, é um dia de mais silêncio, é um dia de recolhimento, é o dia em que nós, rememoramos a Morte de Jesus. Ele se entregou por nós! Ele se entregou por amor à nós! É um dia em que nós somos convidados a olhar para Cruz. Nós adoramos a Cruz, neste dia. É o único dia em que a Igreja “adora” um objeto. Por que? Porque a Cruz nos trouxe a salvação, por isso, a adoração da Cruz. “A Cruz relembra para nós, a Cruz rememora para nós o imenso amor de Deus por nós!” Deixemos a Sexta-feira Santa nos envolver pelo amor de Deus, deixemos com que o amor de Deus nos envolva e, deixemos com que o amor de Deus nos transforme! Entremos, verdadeiramente, no mistério da Cruz de Cristo!

No Sábado, o Senhor está sepultado, o senhor está morto! É o dia em que a Igreja, de uma forma, ou, de outra, vive esta ausência do Seu Senhor! É o dia em que a Igreja, na presença do Senhor, mas ela faz memória, em que Ele, morto, foi sepultado, e, então, à noite, celebramos a grande Vigília da Ressurreição, onde nós celebramos a Vida que venceu a Morte! Onde a Igreja faz memória da Páscoa, a Páscoa no Antigo Testamento, relembra desde a Páscoa da Criação, a Páscoa da Libertação do Êxodo, todas essas Páscoas do Antigo Testamento, culminam na Páscoa de Cristo, onde é agora, a vitória da Vida sobre a Morte. “Ele estava no sepulcro! Deus O Ressuscitou!” Este é o grande anúncio daquela noite! E é, porque, é noite da Ressurreição de Cristo, em que nós celebramos Cristo que Ressuscitou, o Pai O Ressuscitou, é, também, noite batismal. O que que é o Batismo? O Batismo, é ser inserido no mistério da Morte e Ressurreição de Cristo, é a vitória da Cabeça de Cristo que se torna, também, vitória de cada um de nós, e, que se torna, vitória de todo o corpo eclesial.
Então, celebremos com alegria, com intensidade, vivamos com alegria, com intensidade, recolhimento, essas celebrações intensas e bonitas, da Morte e Ressurreição de Cristo!

Um bom Domingo Pascal, para todos e todas!

O Canal

Diariamente no canal “Momento Catequético”a explicação do evangelho do dia, comentado por Dom Paulo Cezar Costa.

Não perca templo clique aqui e se escreva agora mesmo no canal