Diocese São Carlos ago 22, 2017

Missa Solene marca bicentenário da Matriz de São Bento e da Cidade de Araraquara

Por Padre Robson Caramano e Sidney Prado – Setor de Comunicação da Diocese de São Carlos. Foto de capa: Diego Bortolin. Colaboração e transmissão: PASCOM São Bento – Sheila Medonça e Márcia Regina G. de Souza – Retransmissão: SDS FM 93,3

Dois séculos da Igreja Matriz São Bento, na cidade de Araraquara, foi comemorado com Missa Solene presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, O. Cist. (Ordem Cisterciense) e concelebrada pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, vigários gerais e episcopais, juntamente com presbíteros da diocese e religiosos.

A celebração contou ainda com a presença de religiosos, religiosas, autoridades civis, militares, leigos e leigas da Diocese de São Carlos.

Em sua homilia Dom Orani ressaltou: “A vocação da paróquia de São Bento nestes 200 anos, e da cidade de Araraquara, é, justamente, este olhar voltado aos excluídos, desabrigados, sendo um sinal misericordioso de Jesus a toda a comunidade”.

Dom Orani afirmou, também, que a Matriz de São Bento é a Paróquia mais antiga não apenas da Diocese de São Carlos, mas, também, da região. Sobre sua importância comentou: “quantas vidas foram transformadas pela ação da evangelização, pela oportunidade de adorar e agradecer as maravilhas de Deus presentes nesta Igreja Paroquial; são duzentos anos, onde famílias e pessoas passaram e deixaram marcas e importantíssimas para nós e para a  história deste município”- finalizou o Cardeal.

Nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, agradeceu a presença do Cardeal e disse que o convidou pela proximidade do Cardeal com os Beneditinos. Em seu agradecimento Dom Paulo Cezar ressaltou a metáfora que utilizou em sua primeira homilia na igreja Matriz de São Bento, utilizada, também, pelo Cardeal, em sua homilia: “A primeira vez que entrei nesta cidade me chamou atenção no portal de entrada da cidade, porque está escrito: Morada do Sol (…) o Sol, para nós, é Cristo. Araraquara é uma cidade de muitas forças, uma cidade pujante, de muitas possibilidades e tem no meio dela este marco bonito que é nossa igreja Matriz”- afirmou Dom Paulo, no desejo de que os fiéis de Araraquara se deixem iluminar por Cristo, para irradiarem esta luz na sociedade araraquarense.

Conheça a historia da Matriz de São Bento

A história da Matriz de São Bento,  possibilitou a historia da  cidade de Araraquara, dai nasce o Parque na Freguesia de São Bento , Dom Matheus de Abreu Pereira eleva à condição de paróquia a capela de São Bento.

Devoção pessoal do fundador desta freguesia , Pedro José Neto chega nos anos de 1790 aos Campos de AraraCoara, nome que simboliza lugar onde mora a luz do dia, a “ Morada do Sol”, com sua família construiu uma capelinha dedicada a nosso padroeiro, na região habitada pelos indígenas da tribo Guayanás.

Fixando – se nos Campos de Araraquara, estabeleceu posse das regiões de Ouro, Rancho Queimado, Cruzes, Lageado, Cambuy, Bonfim e Monte Alegre .

A 22 de agosto de 1817, foi criada a Freguesia de São Bento de Araraquara pela Resolução 32- autorizada pela coroa portuguesa , regido por D. João VI – Resolução de Consciência e Ordens , então subordinada ao município de Piracicaba , justamente por conta da ereção da Paróquia de São Bento pelo Bispo Diocesano de São Paulo. A 30 de outubro de 1817, a Freguesia foi elevada à categoria de distrito e, a 10 de julho de 1832, passou à município , o qual foi instalado a 24 de agosto de 1833.

Ou seja, hoje, 22 de agosto de 2017, duzentos anos após a criação da Paróquia celebramos, também, os 200 anos da Cidade de Araraquara que se tornou município 16 anos após a criação desta Comunidade Paroquial. Diante desse fato podemos afirmar que a cidade de Araraquara nasce ao redor e sob o patrocínio de São Bento.

Vinte e nove sacerdotes ao longo destes dois séculos já doaram suas vidas vocacionais a esta Paróquia que, hoje, completa 200 anos.

Dom Paulo Cezar, Cardeal Dom Orani e padres presentes, descerram as placas que fazem memórias a este Bicentenário, aos sacerdotes que doaram suas vidas ao longo destes 200 anos, e ao povo Deus, agradecendo os homens e mulheres que trabalharam e se empenharam em prol  desta Comunidade, reconhecendo a importância daqueles que doaram seus bens e suas vidas.

Vídeo da Transmissão da Santa Missa da Matriz de São Bento