Diocese São Carlos ago 8, 2018

Missa em louvor a São Lourenço patrono dos Diáconos permanentes com Rito de Admissão às Ordens Sacras e Instituição de Ministérios

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Acontece nesta sexta- feira (10), dia que a Igreja Católica celebra um grande mártir: São Lourenço, data também dedicada aos Diáconos, uma Celebração Eucarística na qual ocorrerá a admissão as Ordens Sacras aos aspirantes ao Diaconato Permanente, no Santuário de Adoração São Pio X (Capela do Seminário), em São Carlos.

Confira o convite:

Ordens Sacras

O rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato (cf. Cerimonial dos Bispos n.479).

Leitorato

Por sua vez, o ministério do leitorato recebe a missão de proferir a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. Ademais, lhe é confiada a missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos. (cf. Cerimonial dos Bispos n.794).

Acolitato

O acólito é instituído para ajudar, neste caso, o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.