Diocese São Carlos nov 2, 2017

Missa em honra de São Carlos Borromeu marcará dia do Padroeiro e 160 Anos da cidade

No próximo sábado, 04, a Diocese celebrará o seu Patrono, juntamente com os 160 anos da cidade de São Carlos. Para marcar estas comemorações Dom Paulo Cezar Costa presidirá uma missa às 19h30 amanhã, 03, na Catedral de São Carlos juntamente com todos os padres, diáconos, seminaristas e Povo de Deus.

Para o dia dedicado a São Carlos Borromeu, 04 de Novembro, acontecerá uma Missa em Ação de Graças às 16h30, Celebração presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, concelebrada por Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, e todo o Clero do Vicariato São Carlos.

Breve história de São Carlos Borromeu

Carlos Borromeu nascido próximo de Milão no dia 02 de outubro de 1538, era o segundo filho do Conde Gilberto Borromeu e da Condessa Margarida de Médici, que era irmã do papa Pio V. De boa educação cristã e humana Carlos, aos doze anos foi para um Mosteiro Beneditino de Arona onde pode aprimorar sua educação e, mesmo com pouca idade, demonstrava suas habilidades em administrar os bens materiais e espirituais. Ainda em tenra idade foi ordenado padre, mesmo contra a vontade de sua mãe que desejava que ele administrasse os bens da família Médici.

Aos dezesseis anos iniciou seu doutorado em Direito Civil e Eclesiástico, aos vinte e um anos terminou seus estudos e logo em seguida foi convidado pelo Papa Pio V a trabalhar numa importante secretaria da Cúria Romana. Tornando-se assim cardeal e logo em seguida recebendo o Arcebispado de Milão, são Carlos Borromeu se dedicou ao seu povo com extremo zelo pastoral, cuidando para sempre ser fiel a Igreja e justo em suas ações.

Foi importante incentivador dos seminários, dedicando-se ardorosamente às vocações sacerdotais e sua formação. Colocando em prática, na sua Diocese, o Concílio de Trento reformando a Igreja motivando a disciplina e a espiritualidade.

No dia 3 de novembro de 1584 morreu afetado por fortes acessos de febre. Sendo canonizado pelo Papa Paulo V no ano de 1610, que fixou sua festa no dia 04 de novembro.

A criação da Diocese

Todo o Estado de São Paulo era uma única Diocese desde 1907. Papa Pio X no dia 07 de junho de 1908 publicou uma Bula na qual criava de uma única vez cinco dioceses: Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos do Pinhal, Botucatu e Taubaté. A capital paulista passou a ser a sede da Arquidiocese de São Paulo tendo com seu primeiro Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva.

Na cidade de São Carlos a Igreja Matriz foi elevada à Catedral, tornando-se a sede da Diocese que, na época, possuía 23 paróquias. De extensão ampla da Diocese de São Carlos foram sendo desmembradas as atuais dioceses de Jaboticabal, São José do Rio Preto, Jales, Barretos e Catanduva. Atualmente a diocese conta com 127 paróquias e 149 padres. Sobe o atual Governo de Dom Paulo Cezar Costa se encontra uma Igreja Viva em constante diálogo com o mundo e as realidades que a envolve.