Pe. Rubens maio 3, 2021

Missa em ação de graças pelos 250 anos da Congregação das Irmãs Passionistas

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação de Imprensa da Diocese de São Carlos

Neste domingo (02) Dom Eduardo Malaspina presidiu a missa em ação de graças pelos 250 anos de fundação da Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz.

O Administrador Diocesano ressaltou o trabalho realizado pelas Irmãs do Mosteiro São Paulo da Cruz, em São Carlos, destacando a inspiração das religiosas em fazer memória da Paixão de Jesus e das Dores de Maria Santíssima.

História

A Congregação foi criada em Tarquínia na Itália em 1771, com a inspiração de fazer memória da Paixão de Jesus e das Dores de Maria Santíssima. No Brasil, as sete primeiras monjas chegaram em 1936 e atualmente existem três mosteiros espalhados pelo país, incluindo o de São Carlos.

A  vida contemplativa das monjas do Mosteiro São Paulo da Cruz na Diocese de São Carlos, teve início em maio de 1977, com a vinda de sete Irmãs  (Madre Ângela Teresa, Madre Serafina, Maria da Paz, Maria Imaculada, Matilde, Inês e Maria Regina) que viviam no Mosteiro Passionista Santa Gema em São Paulo.
As religiosas da Paixão de Jesus Cristo têm como fundadores: São Paulo da Cruz. A primeira Monja e cofundadora  foi a Venerável Madre Maria Crucifixa de Jesus.

Irmã Matilde tem 89 anos de vida e 64 anos de vida religiosa.
Vida contemplativa das monjas do Mosteiro São Paulo da Cruz
Religiosas do Mosteiro São Paulo da Cruz na Diocese de São Carlos
Momento Oracional
Irmã Marta, responsável pelo mosteiro em São Carlos falou com a nossa reportagem sobre à história da Congregação:

Irmã, 250 anos vivendo, testemunhando e promovendo a memória da paixão de Cristo e das dores de Maria?

Irmã Marta, como foi a chegada das monjas passionistas ao Brasil? Desde que chegaram ao Brasil, elas mantiveram a vida claustral?

Em nossa Diocese o Mosteiro foi criado em 1977, desde então a religiosas seguem doando a vida em oração e contemplação:

A religiosa disser ser feliz em sua vocação, paixão e missão: