Pe. Rubens dez 7, 2020

Missa em Ação de Graças pela formatura e conclusão do ano letivo do Seminário Maior São João Paulo II

Com informações do Seminarista Cristiano Henrique Tamborlin | Foto de Claudete Dorisio

Na noite do último sábado, dia 05 de dezembro, às 19h, na Paróquia Santuário São Pio X, celebrou-se a Missa em Ação de Graças pela conclusão do Curso de Filosofia pelos jovens seminaristas Guilherme Durante e Mateus Augusto Lima, como também o encerramento do ano letivo do Seminário Maior São João Paulo II. Os formandos , seminarista Guilherme Durante tem 23 anos e é natural da Paróquia Sagrada Família da cidade de Araraquara/SP e o seminarista Mateus Augusto Lima tem 22 anos e é natural da Paróquia São José de Matão/SP.

A missa foi presidida pelo nosso administrador diocesano e arcebispo eleito de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e concelebrada pelos reitores dos seminários de nossa diocese, Pe. Marcelo Ap. de Souza e Pe. Antonio Aparecido de Marco Filho, pelo pároco reitor do Santuário, Pe. Carlos Alberto Giacone, e demais padres presentes: Pe. Frederico, Pe. Nilson, Pe. Marco Aurélio e Pe. Pedro. Estiveram presentes ainda alguns professores e colaboradores do nosso seminário, além de demais seminaristas, amigos e familiares dos formandos.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar destacou a importância da formação filosófica para os futuros presbíteros, destacando o exemplo de São João Batista, presente na liturgia deste 2º Domingo do Advento: “Ela [a filosofia] ajuda a não se perder: quem pensa, quem busca com coração honesto a verdade não se perde, […] vai encontrando a verdade, a verdade vai se desvelando, e a verdade para nós é uma pessoa, é Jesus Cristo. A filosofia orienta a mente para a verdade, porque ela é busca honesta do coração. […] A filosofia nunca pode perder essa dimensão de busca da verdade […]. Então que, para vocês que estão concluindo o curso de filosofia, a imagem de João Batista fale sempre aos vossos corações. Relembrem sempre de João Batista, […] o homem que tem foco, que não perde o foco, que sabe o seu foco, que aponta para o Messias […], ele sabe para quem ele dirige as pessoas.”

Ao final da Santa Missa, o seminarista Guilherme Durante, ao se dirigir aos presentes, agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipe formativa, tanto do Seminário Maior São João Paulo II, como também do INFISTA – Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, neste caso agradecendo de forma especial ao diretor, Pe. Marcio Coelho, destacando, ainda, a importância das suas famílias em todo este itinerário vocacional. Agradeceu, ainda, os colegas seminaristas e, por fim, dirigiu a Dom Paulo Cezar Costa seus agradecimentos pelo acolhimento no seminário e pelo zelo pastoral durante sua missão em nossa diocese, parabenizando-o pelo aniversário de 28 anos de ordenação presbiteral, e parabenizou também o Pe. Carlos Alberto Giacone pelo aniversário de 34 anos de ordenação presbiteral, que também foi comemorado nesta celebração.