Pe. Rubens ago 17, 2022

MILHARES DE FIÉIS CELEBRAM NOSSA SENHORA APARECIDA DA BABILÔNIA

MILHARES DE FIÉIS CELEBRAM NOSSA SENHORA APARECIDA DA BABILÔNIA

Da redação;

A retomada presencial dessa tradicional festa do encontro de Nossa Senhora em terras São carlenses, feriado municipal, foi marcada por muita emoção e fé. Muitos peregrinos, fiéis e devotos da Mãe Aparecida prestaram sua homenagem a Mãe de Jesus e nossa, no solo sagrado da Babilônia.

Houve um tríduo em preparação para essa data, ricamente prestigiado e vivido pela comunidade local e região. O dia de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, contou com 11 missas, celebrada por diversos padres da nossa Diocese.

Padre Everton Luchesi, reitor do Santuário presidiu a missa das 3h, abrindo o dia santo e Dom Luiz, nosso Bispo, esteve celebrando às 9h. Na ocasião, Dom Luiz, enfatizou a importância de Nossa Senhora como intercessora, bem como, da vida de fé dos que alí a buscam.

Além das celebrações, houve uma ampla praça de alimentação, restaurante, Food Truck, playground e amplo estacionamento com segurança. “…um momento singular e emocionante, aqui nasceu minha vocação, e após 2 anos sem essa celebração presencial, tive a graça de celebrar pela primeira vez como Padre e Reitor…Deus e seus desígnios”, disse Padre Everton.

HISTÓRIA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA DA BABILÔNIA

Por volta da segunda metade do século XIX, no bairro Babilônia, interior de São Carlos, Deus por sua imensa bondade e providência, em meio ao povo simples do sítio, quis manifestar seus mistérios. Neste bairro rural, por uma tarde de agosto de 1866, lavrou pavoroso incêndio num pequeno trecho de mata adjacente a uma invernada junto ao córrego de igual nome – Babilônia.

O fogo em pouco tempo se estendeu por todo o território e consumiu tudo que encontrava. Alguns transeuntes rurais que nesta região viviam, rapidamente após o desastre, se dirigiram até o lugar, mais de 10 alqueires de mata virgem da fazenda de Santa Maria de Babilônia consumidos pelo pavoroso fogo. Triste era aquela visão, só se podia ver cinzas e tições que ainda fumegavam.

A aflição tomava conta daqueles pobres roceiros, tudo parecia estar perdido, mas eis que de longe avistaram uma árvore verde, imediatamente foram ao encontro. Ao se aproximarem, uma grande surpresa, não era possível de imediato acreditar, mas a árvore estava verde e vicejante como nunca vista, em seu tronco encontrava-se uma singela imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Tudo ali, a imagem e a árvore ficaram intactas…O milagre aconteceu. Em sua honra foi erguida em 1870 a primeira capela, onde muitos fiéis começaram a receber graças, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia. A tradição passou a ser mais forte a partir da década de 1940, foi construída uma capela ainda maior, para acomodar os devotos que vinham da região. Localizada no quilômetro 136 da Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), que liga São Carlos a Descalvado.

A tradição perdurou e hoje, o Santuário recebe romarias e procissões ao longo de todo ano; e no dia 15 de agosto, dia da Assunção e de sua aparição, acontece a grande festa dos devotos em honra a Senhora Aparecida da Babilônia, como ficou carinhosamente conhecida e titulada até os dias de hoje.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.