Pe. Rubens out 18, 2019

Mensagem dos nossos Bispos sobre o III Dia Mundial dos Pobres

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos e foto de Reiza Lopes

A Diocese de São Carlos em sintonia com o Papa Francisco, celebra no dia 17 de novembro, o III Dia Mundial dos Pobres. O Santo Padre recorda que a promoção dos pobres, mesmo social, não é um compromisso extrínseco ao anúncio do Evangelho.

O nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar nos convidam a refletir acerca da partilha com os mais necessitados como sinal de fraternidade.

São Carlos, 17 de novembro de 2019

Aos Revmos. Srs. Padres e Diáconos,

Aos Religiosos e todos os Consagrados, Seminaristas e Leigos

Na Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’, com a qual marcou o final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2016, o Papa Francisco instituiu o “Dia Mundial dos Pobres”. O III Dia Mundial dos Pobres deverá ser celebrado neste ano de 2019, no dia 17 de novembro, no 33º Domingo do Tempo Comum. O tema da mensagem do Papa Francisco elaborada para este momento foi extraído do Salmo 9: “A Esperança dos pobres jamais se frustrará“.

O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. Diz o Papa que “não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”. A Igreja elenca vários campos que exigem respostas concretas na superação da pobreza: as migrações, as doenças, as prisões, o analfabetismo, a ignorância religiosa, os desempregados, os sem-abrigo e sem-terra, as crianças exploradas e todas as situações que exigem uma “cultura de misericórdia” que combata a indiferença e a desconfiança entre seres humanos.

É notável que já são muitos os sinais concretos de misericórdia realizados em nossas comunidades, mas precisamos ‘ir além’ diante das “novas formas de pobreza espiritual e material, que comprometem a dignidade das pessoas”. Desta forma, convocamos todas as Comunidades da nossa Diocese a se empenhar e viver este momento privilegiado de nova evangelização. Como nos diz o Santo Padre, “os pobres evangelizam-nos, ajudando-nos a descobrir cada dia a beleza do Evangelho. Não deixemos cair no vazio esta oportunidade de graça.”

Confiamos todo este trabalho evangelizador à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Pobres e dos Excluídos, que não se esquece das necessidades de seus filhos.

Com nossas bênçãos,

Dom Paulo Cezar Costa