Diocese São Carlos nov 14, 2018

Mensagem dos nossos Bispos sobre a Celebração do Dia Mundial dos Pobres

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Foto: Reiza Lopes

Instituído pelo Papa Francisco, o II Dia Mundial dos Pobres será celebrado neste domingo, 18. A data mobiliza ações em Paróquias, Dioceses e Arquidioceses do mundo todo, e é apontada por nossos Bispos – Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano e Dom Eduardo Malaspina, como um momento forte para os cristãos reconhecerem o próprio Cristo nos mais necessitados

O Dia Mundial deste ano tem como lema: “Este pobre grita e o Senhor o escuta” (Sl 34, 7) e quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. Diz o Papa que “não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”.

As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs.

Papa Francisco elenca vários campos que exigem respostas concretas, como as migrações, as doenças, as prisões, o analfabetismo, a ignorância religiosa, os desempregados, os sem-abrigo e sem-terra, as crianças exploradas e todas as situações que exigem uma “cultura de misericórdia” que combata a indiferença e a desconfiança entre seres humanos.

Clique aqui e faça o dowload da Carta escrita por nossos Bispos:

Carta Dia Mundial dos Pobres