Diocese São Carlos abr 22, 2017

Mensagem de Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo Emérito, à Diocese de São Carlos

Em primeiro lugar minha fraterna saudação ao caríssimo irmão no episcopado, Dom Paulo Cezar, renovando com o meu sucessor os laços da fraternidade episcopal, parabenizando-o pela ordenação dos novos presbíteros. Uma saudação igualmente fraterna e saudosa aos queridos presbíteros, Diáconos Permanentes, Religiosos, Religiosas e ao valoroso Povo de Deus.

Prezados Diáconos; Diego, Diogo, João Eudes, João Victor, Kecio, Rudival, Rene e Wilson. Impossibilitado de estar presente na celebração de vocês, não poderia deixar de manifestar a minha alegria de ver concretizado o sonho de cada um. Sonho alimentado pela vocação. Vocês foram chamados e tiveram a coragem de dar um “sim” ao chamado.

Recordo aos queridos Diáconos as palavras do profeta Ezequiel: “Ai dos pastores de Israel que são pastores de si mesmos. (…) vocês não procuram fortalecer as ovelhas fracas, não curam as que estão feridas, não tratam as feridas daquelas  que sofrem fratura, não  trazem de volta as que se desgarraram e não procuram aquelas que se extraviaram” . Encontramos em Santo Agostinho, o Bispo de Hipona, um texto belíssimo que, apesar de ter sido escrito no século IV, não perdeu a sua atualidade: “Um grupo de cristãos é um grupo de pessoas que rezam juntas, mas também conversam juntas. Riem em comum e trocam favores. Estão gracejando juntas e juntas estão sérias”.

Vocês, a partir de agora, serão reconhecidos como pastores, padres, presbíteros. Acentuo esta última adjetivação, presbítero, porque ninguém é padre sozinho.

Invocando as bênçãos de Maria, Mãe da Igreja, desejo a todos e a cada um, um profícuo ministério. Também não poderia me esquecer dos Diáconos Francileudo e Valdemir, Convocando-os a aguardar o “tempo de Deus”, na perspectiva do que nos diz o Eclesiastes: “Para tudo há um tempo.” E a paciência é a senhora do tempo.

Despeço-me com um fraterno e carinhoso abraço a todos. E, ao prezado Dom Paulo Cesar, os meus parabéns pelo seu zelo pastoral na condução da Diocese de São Carlos.

Dom Paulo Sérgio Machado

Bispo Emérito de São Carlos