Pe. Rubens nov 3, 2021

Materiais formativos sobre a Etapa Diocesana do Sínodo dos Bispos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Foto: Daniel Silva | Transmissão: Daniel Silva, Marina Costa e Sidney Prado | Interprete: Michele Toso

Na noite desta quarta- feira (03) a Diocese de São Carlos, promoveu uma live formativa sobre a Etapa Diocesana dos Sínodos dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, a formação foi conduzida por Dom Eduardo Malaspina, Padre Marcelo Souza – Coordenador Diocesano de Pastoral e Padre Márcio Coelho, junto aos mais de 7 mil fiéis que acompanharam a transmissão.

Durante a formação, foi refletido os tópicos: sinodalidade, comunhão, participação e missão que proporcionará uma mudança pastoral na evangelização, dentre outros.

Clique nos links abaixo e faça download dos materiais da formação desta noite:

Oração Inicial

Sínodo 2023 – Padre Marcio Coelho

Apresentação – Padre Marcelo

Documento-Preparatorio-Sinodo-2023

Vademecun

Síntese do Vademecun

Assistir novamente:

Sínodo dos Bispos 2023

Convocado pelo Papa Francisco, o próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial. Universal.

O Papa Francisco ressaltou durante a comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, que “o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja” Assim, a Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo sinodal: “Não é apenas um acontecimento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a sua função”.