Pe. Rubens nov 30, 2021

Manhã de espiritualidade com os catequistas do vicariato São Carlos Borromeu

Da Redação;

A comissão Diocesana de Catequese do vicariato de São Carlos, juntamente com o diácono Renato José Siviero, promoveu no domingo dia 28 uma manhã de espiritualidade para os catequista presente em nosso vicariato, contando com a participação de 110 pessoas.

O evento aconteceu na Paróquia São Sebastião, na cidade de São Carlos, com o tema: “ catequista, uma resposta ao chamado original de Deus″ e contou com a animação do grupo de jovens Kenosis, presente na paróquia Santa Edwiges. A exposição da temática foi apresentada pelo diácono Renato José Siviero que é diácono responsável pela catequese no vicariato de São Carlos.

O encontro buscou proporcionar um reencontro, uma vez que, por ocasião da pandemia estávamos a 3 anos sem o encontro presencial, além da formação e a partilha de experiências vividas no âmbito caquético, buscou se um abastecimento de nossa fé, um aproximar-se do chamado de Deus feito a cada um deles . O encontro contou com momento de formação, explanação de projetos para a catequese, visando a unidade, bem como um momento forte de adoração ao Santíssimo. Ao término foi possível notar a satisfação e alegria de todos os participantes, que saíram de lá cheios de ânimo para iniciar seus trabalhos em suas paróquias.

Confira alguns depoimentos dos participantes:

Luzes e decoração são indicativos que o Natal está próximo. Para o catequizar é o iniciar do ano litúrgico. Fazê-lo com um aporte espiritual foi revigorante e fundamental para impulsionar e inspirar as programações de um novo ano catequético.

Jesus é presente na missão, mas por tantas vezes me sinto mais Marta que Maria, pela necessidades inerentes do catequizar. Hoje, tive a oportunidade de ser só Maria, fiquei com a melhor parte, como disse Jesus. Debruçei-me aos seus pés para ouvi-Lo e por momentos apenas senti a paz e o aconchego do seu abraço, que me fez desmoronar em lágrimas, mas lágrimas de quem encontra consolo – felizes os que choram porque serão consolados -. Jesus Cristo hoje se agigantou diante de mim que com os olhos da fé eu vi e senti.

Ele está junto na caminhada, amparando e proporcionando uma paz tamanha e indiscritivel, tal qual a segurança que um filho tem ao adormecer nos braços da mãe.

Mari Roman
Paróquia São Cristóvão

Eu Edinilson da Silva coordenador de catequese juntamente com Natália Kelly Pontes louvamos à Deus pela manhã de espiritualidade catequética, onde pudemos reavivar a chama acesa por Cristo Jesus em nossos corações através do chamado a ser catequista.

Diácono Renato foi ungido por Deus ao nos levar à reflexão e fazermos memória do primeiro momento em que nos apaixonamos por Cristo. Nos trouxe esperança de um futuro promissor a ser construído através de um projeto de catequese em que falemos a mesma linguagem…a linguagem do amor…amor pelos catequisandos, pela Igreja e amor por Cristo.

O encerramento foi com chave de Ouro através da exposição dó Santíssimo Sacramento entre nós, um momento de muitas graças e emoção que ficará gravado em nossos corações.

Em nome de todos os catequistas da Paróquia Santa Rita de Cássia deixamos um fraternal abraço ao Padre Fabrício também presente nesta manhã, ao Diácono Renato, Cláudia, Alex e Ari da Comissão Diocesana de Catequese que nos proporcionaram tantas emoções. São Carlos Borromeu rogai por nós!

Após dois anos de pandemia, os catequistas do Vicariato São Carlos Borromeu, reuniram-se para uma manhã de reflexão e espiritualidade, onde cada um e cada uma pode vivenciar e refletir sobre a vocação do catequista e nossa resposta ao chamado de Deus, sob a orientação do Diácono Renato que motivou a todos e todas com simpatia e carisma. Saímos com a certeza de nossa vocação e missão de levar Jesus aos nossos catequizandos com nosso exemplo de fé, compromisso e ardor missionário.

Ana Teixeira de Azevedo
Comunidade Sto Expedito/Paróquia Sta Rita de Cássia

Encontro de Espiritualidade desse final de semana foi uma bênção, um encontro com Deus. Um momento presencial q estávamos precisando, com orações, cura e cantos na presença do Santíssimo. Informações e planejamento para os próximos anos. Que venham os próximos encontros

Andrea e Tenório
Paróquia São João Paulo II

“Depois de muito tempo sem nos reunirmos, a manhã de espiritualidade realizada hoje foi emocionante, revigorante. Parabéns à organização e a todos que oportunizaram esse momento. Pude verdadeiramente revisitar o amor à Deus dentro de mim e ter outro olhar à vocação de ser catequista. Deus continue nos abençoando nessa caminhada, que tenhamos muitos frutos em nossas paróquias. Feliz por fazer parte e ser catequista”. Com grande Amor

Andrea

Catequista da Paróquia São João Batista.