Pe. Rubens fev 15, 2023

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 acontece nesta quinta-feira na Diocese

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 acontece nesta quinta-feira na Diocese

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Reiza lopes

A Campanha da Fraternidade de 2023 debaterá o combate à fome no Brasil, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” Cf. Mt 14, 16. Nesta quinta- feira (16), lideranças, agentes de pastorais, movimentos e organismos estão convidados a participar do Lançamento do Texto Base da CF 2023, que acontece às 20h no auditório da Cúria Diocesana, em São Carlos.

As comunidades paroquiais, através da Pastoral da Comunicação são convidadas a compartilharem a live que estará disponível na página oficial da Diocese, bem como convidamos a todos que não possam estar presentes, para acompanharem o lançamento pelas redes sociais.

Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a edição deste ano tem como objetivo sensibilizar a sociedade e a Igreja Católica para o enfrentamento do flagelo da fome, quando não se fala, parece que a fome não existe. Daí a importância dos organismos de pesquisa que nos fazem olhar para a realidade. Não raro, queremos fugir a essa responsabilidade: “Dai-lhes vós mesmos de comer! ” Cf. Mt 14, 16.

Não há solução para a fome apenas por meios assistencialistas com doações de cestas básicas e distribuição de quentinhas nas ruas e viadutos. Sem políticas públicas que priorizem o combate à fome e às injustiças, que gerem emprego, veremos perpetuar o problema da fome.

É indispensável que nossas paróquias, comunidades, grupos organizados abracem com carinho a CF 2023 para que ela possa dar frutos de superação da miséria e da fome. Aí, sim, poderemos ser contados entre os convidados do Reino, pois “tive fome e me destes de comer” Cf. Mt 25, 35

As causas da fome

Existem quatro causas principais da fome: conflitos armados, choques climáticos, choques econômicos e choques sanitários. Atualmente estamos vivendo uma verdadeira “tempestade”; em alguns lugares do mundo, estes quatro fatores estão acontecendo ao mesmo tempo.

No Brasil, com 214 milhões de habitantes, mais da metade (58%), ou seja, 125 milhões convivem com alguma forma de insegurança alimentar que pode ser leve (quando há incerteza próxima), moderada (quando a quantidade é insuficiente) e grave (quando há privação e fome). Mais de 33 milhões (15,5%) de pessoas enfrentam a fome em nosso país (TB 40). Mais de 800 milhões de pessoas passaram fome no mundo em 2021.

Em linhas gerais o Texto Base da CF 2023 nos aponta que a fome tem cor, gênero, raça, pois as mulheres e pessoas negras sofrem mais (TB 41). Os pobres são as grandes vítimas da fome e, além da fome, vem o desafio da subnutrição que diminui a resistência às enfermidades e atinge, sobretudo, as crianças, as mulheres grávidas ou em período de amamentação, os enfermos e pessoas idosas (TB 44).

Saiba mais:
O que? Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2023
Quando? Quinta-feira (16)
Horário? 20h
Aonde? Auditório da Cúria Diocesana – Avenida José Pereira Lopes, 386 – Vila Prado

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.