Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese
Por Padre Robson Caramano – Assessoria de Imprensa
No dia 20 de fevereiro, segunda-feira, acontecerá no Teatro La Salle, localizado na Av. José Pereira Lopes, 252, na cidade de São Carlos, o lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2017. O evento terá início às 19h30 e contará com a presença de autoridades civis e religiosas, coordenadores e agentes de pastorais e movimentos da Igreja Católica.
A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.
O Lançamento do Texto Base acontecerá em outras cidades de nossa Diocese. Fique atento para participar:
20/02 – Na cidade de São Carlos. No Teatro La Salle
21/02 – Na cidade de Araraquara. No Externato Santa Terezinha
22/02 – Na cidade de Matão. Na Paróquia Santa Cruz
23/02 – Na cidade de Jaú. No Instituto Paulo VI
O que é a Campanha da Fraternidade?
A Campanha da Fraternidade é um grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária, como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação à Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de uma verdadeira pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.
Ela é um importante meio de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus a cada ser humano que consiste no fato de todos termos vida e a termos em abundância (Cf . Jo 10,10).
Qual o objetivo da Campanha da Fraternidade 2017?
Seu objetivo principal é assegurar o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.
Histórico das Campanhas
Desde seu início em 1964 até aqui ela passou por três fases:
Na 1ª fase, de 1964 a 1972, visou contemplar a vida interna da igreja.
Na 2ª fase, de 1973 a 1984, a igreja se preocupou com a realidade social do povo, promovendo a justiça e denunciando o que chamamos de pecado social.
Na 3ª fase, de 1985 aos dias atuais a Igreja tem se voltado para as situações existências do povo brasileiro e evidenciando as situações que causam morte e sofrimento em meio ao nosso povo. Estamos na cinquagésima quarta edição refletindo como tema: ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15).
* Até o fechamento desta matéria não tivemos informação sobre o Lançamento do Texto Base em outras cidades da Diocese.