Diocese São Carlos nov 26, 2018

Jovens recebem o Sacramento da Crisma em Jaú

Com informações da Pasconeira Jennifer  e Foto da Pasconeira  Aninha Palácios  – Pascom São Pedro e São Paulo

“Jesus respondeu: ‘Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz’” (João 18,37).

Com esta passagem bíblica, estamos encerrando o ano litúrgico e assim também, o encerramento do ano do laicato. Celebramos neste último sábado do mês de novembro a Solenidade de Cristo, Rei do Universo e oportunamente, o Crisma de 14 jovens onde deram o seu “SIM” definitivo ao Reino de Deus.

Mas, quando se é referido ao Reino de Deus, nós leigos e leigas precisamos esquecer as coisas terrenas, até porque, as coisas deste mundo são temporais, materiais, ideológicos, entre outros, reinos que correspondem à humanidade passível.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar, nosso Reverendíssimo Bispo, nos falou que ‘o verdadeiro reino é Jesus, pois Pilatos governa com força e poder, mas que o Reino de Jesus é reinado com amor, por isso não tem soldados, não tem forças armadas, não tem soldados armados com espadas e com armas daquele tempo, por isso não tem armas deste tempo como fuzis, tanque de guerra. Porque esse assim é o reino do Rei, que não se impõe autoridade com força e com poder, Jesus não se impõe a ninguém, pois o seu Reino reina do amor, que no reino do amor só pode ser acolhido na liberdade do coração, só pode ser acolhido livremente, e quando é acolhido, é acolhido verdadeiramente, que aos grandes nós nos submetemos, mas ao reinado do coração nós estamos e somos livremente, assim é o reinado de Cristo, assim que Cristo é Rei. Jesus é Rei, mas seu reino não é um reino como deste mundo, pois sua autoridade provém a deste mundo, pois provém de Deus.’

Assim, também nosso Bispo dirigiu algumas palavras aos crismandos dizendo que ‘ a unção que vocês vão receber hoje é o Espírito Santo, e o Espírito santo é quem nos empurra, quem nos conduz na direção de perseverar no amor de Deus e de viver no amor de Deus, mas que o amor de Deus n´s vimemos e experimentamos, nós mantemos nossos corações aquecidos onde, aqui na comunidade, então recebendo o Espírito Santo, dever se tornar Deus vivo na comunidade, se doar as pastorais, movimentos.

Vocês são jovens, os movimentos juvenis, os trabalhos jovens da paróquia e testemunhar Jesus Cristo no mundo, dar aquele testemunho leve, alegre, lindo em Jesus Cristo, quando a gente estiver em nossa casa, na escola, na faculdade, no ambiente de trabalho, nosso ambiente de lazer, aquele testemunho leve, alegre, bonito que a gente dá de Jesus Cristo, que você dá através de um sorriso, que você dá através de uma palavra, através de um copo d’água para quem quiser que você dá, nas pequenas coisas nós vamos testemunhando que somos homens e mulheres de fé, é assim que a gente mostra o que é amor, que seguimos verdadeiramente a um Deus que morreu por nós, que ele é rei do amor. Que o amor de Cristo reine sempre em nossos corações. Que Jesus Cristo seja sempre a última palavra da vida, da caminhada de nós.’

Continuando em sua homilia, em suas belas palavras e ensinamentos, nosso Bispo ainda lembrou dos nossos leigos, ‘pois estamos encerrando o ano do laicato, um ano do laicato sincero, mas a doação tão bonita do laicato das nossas paróquias, e comunidade, mas que não sem encerra, que o leigo e a leiga é todo aquele, todo aquela que é batizado, tendo recebido o sacramento da iniciação da unção, a Crisma é o terceiro desse sacramento, que é o batismo, a eucaristia, o crisma, se doa na vida das nossas comunidades, participam com beleza da vida de nossas comunidades, de nossa paróquia, que se doam aos conceitos de nossas comunidades, que testemunham Jesus Cristo, em um mundo que tanto precisa hoje, aquele leigo e leiga que é chamado a ser sal da terra e ser luz do mundo, ser sal onde está, na sua casa, no seu trabalho, na sua família, no seu ambiente de lazer, ser luz onde está. E assim, ir contaminando um a um na nossa sociedade com a luz de Cristo e o sal de Cristo.

Parabéns a todos vocês, e que todos possam testemunhar o verdadeiro reinado de Cristo que é o Rei do amor, que a beleza do amor de Cristo que experimentamos, que nós testemunhamos façam interceder, pois o reino de Deu não é de força e poder e sim o reino de amor. E que todos sejamos testemunhas do amor de Cristo’.

Confira mais fotos clicando aqui: