Diocese São Carlos ago 17, 2017

Ir. Helena Corazza e Pe. Mauricio Cruz abrem conferências no 10° Muticom

Padre Robson Caramano. Assessor de Imprensa da Diocese. Crédito das fotos: Sidney Prado

Quem abriu a manhã de palestras foi a Ir. Helena Corazza com tema “A educomunicação na vida pastoral da Igreja.” Iniciou sua fala fazendo memória do Mutirão Brasileiro de Comunicação iniciado no ano de 1998 chegando à sua décima edição neste ano de 2017.

A temática deste Mutirão é Educar para a comunicação, tendo em vista esta temática, na primeira conferência desta manhã de quinta-feira, 17, a Ir. Helena refletiu “A educomunicação na vida Pastoral da Igreja”- Enfatizou em sua fala as propostas de Educação para a Comunicação a partir do Doc.99 da CNBB.

Ressaltou, ainda, que os desafios da Educomunicaçã são promover a formação para processos dialógicos de relacionamento; favorecer procedimentos de análise crítica frente aos meios de comumicaçą e oferecer formação para o uso adequado dos recursos da informação a serviço do bem comum. Comunicação e Educação (Orientações a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil).

Relembrando o ensaísta Walter Brnjamin que utiliza o termo “escola sem muros” e a comunicação é a escola sem muro, que não se reduz a tecnologias. “O ser humano é o sujeito do processo educativo, o desafio dos comunicadores é levar as pessoas a pensarem. Cada educomunicador é um professor desta “escola sem muro” – enfatizou Ir. Corazza.

“O comunicador deve ser um Mediador de processos, que saiba transitar nos mais diversos meios para promover a unidade e oferecer ao mundo pessoas pensantes capazes de mobilizar e mobilizadas para transformar a realidade.”- afirmou a religiosa manifestando o desejo de que esta décima edição do Muticom possa formar agentes transformadores e mediadores de processos.

A Ir. Helena Corazza concluiu dizendo que “a educomunicação é o modo de ser e atuar. Deveríamos descobrir o estilo, o modo de ser e atuar nas pastorais evangelizadoras.”

Quem pegou um gancho nesta conclusão foi o padre doutorando em comunicação, Mauricio Cruz, abordando o tema “O uso das novas tecnologias na Educomunicação” na segunda conferência desta quinta-feira, 17.

Em sua conferência o padre ressaltou: “cada rede social é a porta de um mundo que precisamos conhecer a linguagem de cada uma para sabermos estar nelas.”