Diocese São Carlos dez 13, 2023

INSTITUIÇÃO AO MINISTÉRIO DE ACÓLITO E LEITOR AOS SEMINARISTAS GUILHERME DURANTE E MATEUS AUGUSTO LIMA

Por Paulo Neto, Setor de Comunicação

Dois seminaristas de nossa Diocese deram mais um  passo vocacional em vista do Sacramento da Ordem, recebendo os ministérios de Acólito e Leitor. São eles: Guilherme Durante e Mateus Augusto Lima , no dia 11 de Dezembro em nosso Seminário de Teologia, localizado em Campinas.

O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, na ausência dos ministros como se trata no cân. 845 do Código de Direito Canônico. (Pontifical Romano nº4)

O Leitor é instituído para a função que lhe é própria, de ler a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho); na falta do salmista, será ele a recitar o salmo entre as leituras; quando não houver diácono ou cantor, será ele a enunciar as intenções da oração universal; a dirigir o canto e a orientar a participação do povo fiel; a preparar os fiéis para a recepção digna dos Sacramentos. (Pontifical Romano nº5)

Desejamos aos nossos seminaristas perseverança na caminhada e que possam manter sempre os olhos fixos no Senhor, o Bom Pastor.