Pe. Rubens maio 11, 2022

Iniciados os preparativos para a Semana de Oração pela Unidade Cristã

Da Redação;com Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Comunidades católicas do Brasil se preparam, com outras Igrejas cristãs, para a celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022. Ela será realizada de 29 de maio a 5 de junho.

Organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, a SOUC deste ano tem o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus.

O subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022, foi elaborado pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio. O material apresentado constitui o texto internacional para a Semana de Oração. O texto adaptado nacional pode ser obtido junto à Conferência Episcopal ou ao Sínodo da Igreja em cada país.

Acesse aqui o subsídio em português.

Sobre a Semana de Oração

A Semana é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas em caráter mundial, mas em datas diferentes.

No hemisfério Norte, celebra-se tradicionalmente de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson. Era o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. Já no Hemisfério Sul, a Semana é lembrada durante o período de Pentecostes, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. A sugestão foi do movimento Fé e Ordem, em 1926.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) é responsável pelas iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.