Pe. Rubens abr 3, 2020

Igreja servidora: comunidades levam alimentos aos pobres neste tempo de pandemia

Com informações do Padre Marcio Gaido e Foto de Reiza Lopes

As Paróquias do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio estão intensificando a Campanha de Arrecadação de Alimentos para as famílias em necessidade nesse momento de crise e instabilidade econômica. Cada comunidade está se movimentando como pode para suprir as necessidades das famílias, embora a demanda é muito grande.

A Pandemia do novo coronavírus – Codiv-19 assolou a todos, no mundo inteiro, desestabilizou a economia e ameaça nossas vidas de maneira direita e agressiva. Tudo mudou com isso: nossa forma de relacionamento, movimentar-se pelas ruas, a maneira de celebrar a fé, as novas configurações de trabalho e, o que é pior, os “novos desempregos” chegando e batendo à porta de muitas famílias. A instabilidade é geral e em todos os níveis e realidades da pessoa humana.

A sociedade estava em sinal de alerta, agora, passados alguns dias e amparados em dados científicos do crescimento do número de pessoas infectadas em todo o mundo, acende-se diante de nós o sinal vermelho. É momento de cuidado e muito cuidado. A vida está em primeiro lugar, sobretudo. Seguir as orientações das competências profissionais na área da saúde é imprescindível e sinal de responsabilidade mútua de nossa parte. É imperativo o cuidar-se uns dos outros.

O Vírus não espera e nem dá trégua para ninguém. Com tudo isso, vemos uma grande parcela de pessoas na sociedade que estão passando por situações de miséria e fome. A urgência de acudir essas pessoas já existia e os cuidados para com elas já aconteciam em muitas áreas de nossa sociedade e por parte de nossa Igreja, através das Paróquias de nosso Vicariato.

Há um trabalho social em relação à solidariedade com os mais pobres nas comunidades, seja através do trabalho com os Vicentinos na arrecadação e entrega dos alimentos, e outros presentes nas comunidades. Algumas comunidades tem a Pastoral de Rua – moradores na rua -, na distribuição de marmitas; há também outras iniciativas como arrecadação de remédios, atendimento com profissionais na área da psicologia, etc…