Pe. Rubens jun 1, 2022

Igreja Santo Antônio em Araraquara se prepara para Festa Junina

Da Redação;

Em sua 86ª edição, com o tema “Eucaristia e palavra: pão em todas as mesas”, a Festa Junina começa no dia 1º de junho e vai até o dia 13 de junho, Dia do Padroeiro. Celebrações religiosas e festivas são aguardadas pela população.

Com atrações musicais e cardápio junino típico, a quermesse deve atrair muita gente, após dois anos funcionando no esquema drive thru devido à pandemia da covid-19.

O padre João Morales do Santuário Santo Antônio, comentou que a expectativa é grande para o retorno presencial e explicou o tema desde ano.

“É o momento da comunidade se reencontrar, a nossa festa é tão gostosa e ficamos dois anos no drive thru. E é importante conhecer a vida de Santo Antônio, seu exemplo e a palavra. Santo Antônio nos fala sempre de três pães: o primeiro é a palavra de Deus, o segundo é a eucaristia, e o terceiro é o pão dos pobres”, apontou.

Um grupo de voluntárias ajuda na equipe da cozinha e são o “combustível” para a quermesse acontecer. Pastel, caldos, cachorro quente, doces, batata frita, milho, mandioca, frango, quentão…as delícias juninas são preparadas com muita dedicação e entusiasmo no retorno.

VOLUNTARIADO
Há anos, a voluntária Valdete Aparecida Selli, prepara e frita o frango, batata e mandioca da Festa Junina. Nesses dois anos de pandemia, ela não via a hora de voltar e contribuir com a festança.

“Estava com muita saudade de voltar a ver a festa e ajudar, gosto de ver gente. Espero que o povo esteja com o mesmo de saudade que estamos e venham participar porque a igreja está precisando de muita reforma. Contamos com o povo de Araraquara”, contou.

Igreja Santo Antônio se prepara para a 86ª Festa Junina (Foto: Amanda Rocha/acidadeon )

FÉ, QUERMESSE E RESTAURAÇÃO

A Igreja Santo Antônio completa 86 anos neste mês e faz parte da história da cidade. Mas com o passar dos anos, rachaduras e efeitos do tempo são visíveis em suas estruturas.

De acordo com o padre Morales, a verba arrecada na tradicional quermesse é voltada para a manutenção da igreja, mas no caso de uma reforma e restauração acaba sendo insuficiente.

“A nossa igreja está precisando muito de uma reforma, está com rachaduras nas paredes, problemas no forro e parte elétrica, fora o telhado que precisa de estruturação geral. As pinturas da igreja precisam ser restauradas, é uma igreja quase centenária, as pinturas são clássicas, e precisa de restauração e tem muito custo. O santuário é um patrimônio de Araraquara e faz parte da história da cidade”, apontou.

Igreja Santo Antônio está com rachaduras e precisa de restauração (Foto: Amanda Rocha/acidadeon )

No entanto, o padre frisou que a estrutura não compromete a igreja, pois o movimento das aberturas das rachaduras estão estáveis, mas com necessidade de conserto.

André Martins é acólito da paróquia e reforçou que a igreja precisa urgente de restauração, já que algumas rachaduras são visíveis. Ele aposta no retorno da Festa do Padroeiro para certo alívio em algumas manutenções.

“A igreja está em um estado lamentável e estamos colocando todas as nossas forças na quermesse, porque precisamos ajudar a nossa igreja, e começar a reforma e restauração. Senão vai ter que fechar as portas da igreja. Mas só o dinheiro da festa junina não supre a restauração”, avaliou.

Sílvia Padro é voluntária e comanda o pastel da quermesse. Ela está com muita expectativa após dois anos de pandemia.

“A expectativa é grande, é uma festa muito tradicional e o povo gosta muito. Esperamos que seja o sucesso de sempre”, disse.

Para acompanhar a programação religiosa e festiva, confira o perfil da igreja nas redes sociais.

Padre Morales da Igreja Santo Antônio aposta na volta da quermesse a ajuda da comunidade (Foto: Amanda Rocha/acidadeon )

SERVIÇO:

86ª FESTA DE SANTO ANTÔNIO