Pe. Rubens fev 18, 2019

Igreja Matriz de São João Evangelista na cidade de Ibaté é reaberta

Com informações de Stéfano Fachina (Rádio SDS FM) e Padre Edson Godoy / Fotos: Laís Barbosa

A antiga Igreja Matriz de São João Evangelista, da cidade de Ibaté, foi reaberta no último sábado (16) em solene eucaristia presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos e concelebrada pelos seguintes padres: Padre Carlos Alberto, Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos; Padre Edson Godoy, Pároco da Paróquia São João Evangelista e seu Vigário Padre Geancarlo Amato Pereira; Padre Júlio Bueno, Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis; Padre Márcio Pekin, Pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro; Padre Sérgio Leonel, Cerimoniário Episcopal e Diácono David Piccinin.

Foi uma noite especial, um momento de muita emoção, haja vista o valor emotivo e histórico do templo para a comunidade ibateense. Antes da abertura das portas da igreja o bispo diocesano foi acolhido pelo Prefeito Municipal, José Luiz Parella e seu Vice, Horácio Carmo, que destacaram os trabalhos executados no prédio histórico:

“Fizemos a troca do telhado; reforçamos toda parte estrutural pois a torre estava tombando: as amarras estavam em ruínas; toda parte elétrica da igreja foi refeita, a torre dos sinos foi limpa e hoje ele vai tocar… realizamos a troca de todo o piso e um detalhe: este piso é o mesmo utilizado na basílica velha de Aparecida do Norte! E para finalizar foi executado todo um trabalho de pintura artística que deixou o templo lindo” destacou o vice-prefeito.

No início da celebração Dom Paulo Cezar aspergiu, com água benta, as paredes do templo: a água aspergida, logo no início da celebração, é um clamor para que todo local seja purificado.

Já em sua homilia, o Bispo Diocesano falou sobre a importância do tempo para a cidade  e na vida do povo. O templo como lugar do encontro com Deus e com os irmãos. O templo lugar da escuta da Palavra e da eucaristia. O templo lugar onde a comunidade recebe os sacramentos: “Podemos nesta celebração contemplar a beleza da restauração da igreja centenária de nossa querida Ibaté. Agradecemos a Deus e a todos que colaboraram com esta obra: a prefeitura municipal na pessoa do Sr. Prefeito José Luiz Parella e todos povo de Ibaté. Deus abençoe a todos”, disse.

Terminada a homilia o novo altar foi abençoado e incensado. O incenso, a fumaça que sobe aos céus são as nossas orações, nossos pedidos elevados ao Pai. O novo altar foi recoberto e ornado; as velas foram acessas salientando que Cristo é a Luz que ilumina: a Luz por excelência que nos tirou da escuridão, por Ele somos iluminados, por Ele também iluminaremos onde chegarmos, levando a luz que é Cristo. Também foram abençoados a nova pia batismal e o novo sacrário. Ao final da celebração Padre Edson Godoy proferiu algumas palavras de gratidão, pela entrega da restauração da antiga Igreja Matriz São João Evangelista, e anuncio que ali serão celebradas missas as quartas-feiras (19h30) e aos Domingos (10h).

Momento especial

Nossa equipe conversou com algumas pessoas que demonstraram alegria por poderem entrar, novamente, na igreja histórica: “A última vez que entrei nesta igreja foi em 1970, quando vim participar do batizado do meu neto… Quantas energias positivas estão presentes aqui” disse Maria Oliveira, moradora do Jardim Popular. “Me lembro com saudades do saudoso Padre Frederico que celebrava aqui nos domingos pela manhã… A missa era celebrada em latim e eu era filha de Maria” disse Judite, moradora do Santa Terezinha.

História

A antiga Igreja Matriz de São João Evangelista foi elevada a dignidade de Sede Paroquial aos 19 de abril de 1906. Relatos presentes no livro Tombo da Paróquia dão conta que a construção do templo foi finalizada em 1902. É a segunda edificação religiosa mais antiga do município. Por iniciativa do Monsenhor Frederico (que foi Pároco entre os anos 1938-1976) deu-se a construção e inauguração de uma nova Matriz. Em 1994, pelo prédio histórico apresentar riscos de desabamento, foi formalizado um Contrato de Comodato entre a Prefeitura Municipal de Ibaté e a Mitra Diocesana de São Carlos, ficando a cargo da Prefeitura o processo de reforma do prédio. No final de 2018 a Prefeitura Municipal de Ibaté finaliza as obras de restauração da antiga Matriz.

Confira as fotos desta celebração:

Igreja Matriz de São João Evangelista na cidade de Ibaté é reaberta