Diocese São Carlos jun 5, 2015

Ibitinga enfeita suas ruas para Corpus Christi com bordados

Católicos celebraram o Corpus Christi em todo o mundo na última quinta-feira (4) e uma das procissões mais tradicionais na região Centro-Oeste Paulista é realizada em Ibitinga (SP). Na terra do bordado, os voluntários enfeitaram as ruas com edredons, colchas e toalhas, que depois são vendidos para ajudar as entidades assistenciais da cidade. A tradição completa 34 anos em 2015.

Mais de 500 voluntários saíram de casa na madrugada para trabalhar e com o maior capricho eles decoraram a igreja matriz e o caminho da procissão. “O sentimento de você levantar de madrugada e vir aqui trabalhar é ao mesmo tempo um espirito de doação e de felicidade”, conta a voluntária Cássia Bufelli.

Como ibitinga é a capital nacional do bordado, os fiéis usaram toalhas, mantas, almofadas e edredons feitos pelas bordadeiras para enfeitar 10 quarteirões. Todo ano um tema diferente é abordado pela igreja católica que organiza a festa. Este ano o tema da decoração dos tapetes de Ibitinga é a família, a união das famílias.

O trabalho das bordadeiras e dos voluntários atrai cerca de vinte mil pessoas. Os turistas começaram a chegar quando o dia amanheceu. Pessoas que vieram de várias cidades da estado. Maria Lourdes Ribeiro é de Ribeirão Preto e ficou encantada com a decoração. “Como católica eu sempre participo e depois para ver essas maravilhas aqui da cidade.”

A tradicional procissão começou às 15h e terminou com uma missa campal. Os enfeites foram abençoados pelo caminho. Uma multidão seguiu a procissão, mas somente os padres da cidade e alguns seminaristas caminharam sobre os tapetes bordados e usaram um calçado especial, como uma pantufa, pra não estragar os enfeites, que foram colocados à venda. O dinheiro arrecadado com os edredons, colchas e toalhas vai ser doado à entidades assistências de Ibitinga.

Fonte: TV Tem Bauru