Diocese São Carlos set 1, 2018

Homilia: não à “religião do mínimo necessário”

Por Padre Robson Caramamo. Foto: Daniel Silva.

Em homilia na manhã deste sábado, 01, no Santuário Nacional de Aparecida, Dom Paulo Cezar Costa, Bispo da Diocese de São Carlos, realizou sua reflexão em torno do texto bíblico de Mateus 25, 14-30.

Diante do expressivo números de peregrinos da Diocese Dom Paulo afirmou:
“podemos olhar para nossas comunidades e ver quantos estão fazendo frutificar os seus dons colocando sua vida a serviço de seus irmãos.”

O bispo se mostrou preocupado com uma Igreja que favoreça o que ele chamou de “religião do mínimo necessário”, de acordo com sua fala, esta religião acontece diante de servos que não fazem multiplicar seus dons e estão paralizados em seus medos.

“O medo paralisa as pessoas e transforma a relegião na religião do mínimo necessário. uma religião legalista”- afirmou ainda Dom Paulo: “Para dar passos é preciso ter confiança. O medo faz o servo enterrar o talento para depois devolver ao Senhor. O Senhor não deu o talento para ser conservado, mas sim para ser multiplicado”.

Dom Paulo ressaltou ainda o perigo de se ter uma “visão perturbada” de Deus e de seu amor.”Não podemos ter uma visão negativa de Deus”- afirmou o bispo.

Acenou também para o risco de se instrumentalizar o amor de Deus buscando nele realizações pessoais. “Talvez busquemos de Deus apenas bens materiais, dinheiro, saúde, mas não notamos que a grande riqueza que Deus nos deu é de sermos discípulos missionários de Jesus”- concluiu.

Ao término de sua pregação Dom Paulo reaformou a presença amorosa de Deus na vida de nossa Igreja Particular dizendo: “Se estamos aqui hoje como Diocese de São Carlos é porque o amor de Deus nos tocou, tocou nossas vidas.”