Pe. Rubens abr 29, 2019

Formação Missionária: por uma Diocese em saída

Com informações do Diácono Transitório – Rubens Jr.  – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos e Fotos: Andreia Alice – Pascom Nossa Senhora das Graças

Na manhã de sábado, 27, a Diocese de São Carlos promoveu no Centro Internacional de Convenções “Dr. Nelson Barbieri”, em Araraquara, SP, a formação para o Ano Missionário Diocesano.

O encontro contou com a presença do Missionário Redentorista, Padre Ferdinando Mancilio. O religioso é autor de diversas obras produzidas pela Editora Santuário, e é responsável pelos subsídios litúrgicos da Família Deus Conosco (Folheto Deus Conosco, livretos Deus Conosco Dia a Dia, Celebração da Palavra e Deus Conosco Meditação Diária). Padre Ferdinando percorre há anos o Brasil ministrando palestras e formações para leigos em diversas paróquias por meio da Ação Missionária Família Deus Conosco.

Durante o encontro, o religioso ressaltou a importância de assumir o Batismo que recebemos, restaurando o sentimento de pertença à comunidade e, dessa forma, assumir a mesma missão de Jesus. Porém, não existe profeta que viva isolado, é necessário que os cristãos assumam a missão de Cristo de forma comunitária, anunciando com alegria. “Não seja um apóstolo desanimado”, enfatizava o religioso.

Segundo Mancilio, é preciso se “encantar” pelo projeto e a missão de Jesus. Esse encantamento propicia um olhar novo sobre a realidade e sobre nós mesmos. O encantamento desmobiliza, ou seja, nos coloca a caminho.

“Todos nós, encantados e encantadas pelo projeto de Jesus, queremos evangelizar. Hoje somos chamados a evangelizar num mundo plural, relativista, autossuficiente, etc”, disse. O religioso acentua que devemos e precisamos ser missionários encantados com a missão e encantadores no anúncio.

É preciso que o encantamento pela missão de Jesus esteja sempre presente nas visitas missionárias que serão realizadas em nossa diocese, é esse encantamento que nos traz a alegria missionária. Encontraremos pessoas e situações totalmente diferentes das nossas, e é isto que enriquecerá o trabalho missionário.

O grande objetivo da missão é despertar nos irmãos e irmãs distantes o sentimento de pertença à comunidade eclesial.

Padre Ferdinando também destacou a mística do missionário, que deve conter o amor, a confiança, a participação, o testemunho e a perseverança.

Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos, destacou a importância do amor pela Palavra de Deus. Segundo ele, a primeira forma de evangelizar é a partir do nosso modo de ser cristãos. A missão é somente para quem se sente discípulo.

Dom Eduardo convocou os presentes à se colocarem em missão para fazerem “o mais difícil”. Apenas o apaixonado é capaz de realizar a missão, somente o amado é capaz de amar.

A partir do colocar-se à serviço da missão nos tornamos todos colaboradores e colaboradoras do Espírito Santo. É Ele quem realiza a missão, ressaltou o bispo.

Após a fala de Dom Eduardo, Padre Carlos Alberto Giacone, vigário episcopal do Vicariato São Carlos Borromeu, promoveu um pequeno treinamento do anúncio do Querigma.

A equipe de jovens da Paróquia São Nicolau de Flüe realizou pequenas cenas teatrais retratando situações peculiares que as equipes missionárias encontrarão durante a realização da missão.

Dom Paulo Cezar Costa, bispo diocesano de São Carlos, abriu e encerrou o encontro missionário. Em sua fala, Dom Paulo destacou a renovação missionária proposta pelo Papa Francisco. “Há tantas realidades onde a alegria do Evangelho ainda não chegou! A presença de Cristo dá Vida Nova, traz alegria. A partir de nós, a fé quer transformar a vidas das pessoas”, afirmou o bispo.

Por fim, Dom Paulo salientou que “aquele que se encontrou com Cristo tem a alegria de anuncia-lo”.

O evento foi organizado pela Equipe da Base Missionária e pelo Padre Marcelo Souza  – Coordenador Diocesano de Pastoral.

Clique aqui e confira as fotos:

Formação Diocesana