Diocese São Carlos jul 3, 2015

Festa do Divino Pai Eterno: 300 mil fiéis já visitaram o Santuário Basílica em Goiás

A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, considerada uma das mais tradicionais do Brasil, já recebeu até o momento mais de 300 mil fiéis desde o seu início, na última sexta-feira, 26 de junho. As atividades seguem até este domingo, 5 de julho.

No total cerca de 2,5 milhões de pessoas devem movimentar os dez dias de festividades. Neste ano, a proposta da Romaria é que os devotos renovem sua fé com base nos sacramentos da Igreja.

O tema “Consagrado ao Pai Eterno” é baseado na carta apostólica do papa Francisco ao Ano da Vida Consagrada, que chama a atenção dos devotos a entender o verdadeiro significado de ser consagrado. A partir do tema geral da festa e de alguns subtemas, a intenção é que os fiéis consigam se conscientizarem do chamado de Deus para uma missão.

O Santuário Basílica e a Igreja Matriz organizaram uma programação com diversas atividades religiosas, entre elas, a realização de missas, novenas, procissões e orações do Santo Terço, assim como alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões.romariapaieterno

No domingo (05), Festa em louvor ao Divino Pai Eterno, o encontro contará com a presença do conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina e antigo Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri.

Neste dia, Dom Baldisseri presidirá a Missa Solene, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas, às 8h, no altar externo da Praça do Santuário Basílica.

O Cardeal vai fazer uma visita ao Carmelo de Trindade, à Vila São José Bento Cottolengo e ao canteiro de obras do Novo Santuário.

História

Por volta de 1840 um casal de lavradores encontrou um medalhão que retratava a Santíssima Trindade coroando a virgem Maria. Nasceu a partir de então a devoção que originou a Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, realizada todos os anos.

A romaria é atualmente o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.