Diocese São Carlos abr 26, 2018

Festa de Santa Cruz em Brotas

Da Redação, com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocinio – Padre Sandro Portela

Acontece, entre os dias 26 de abril e 13 de maio, na cidade de Brotas, do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, a 139ª Festa de Santa Cruz.

Antes de tudo vale uma explicação: Por que agora e não em setembro, na Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 daquele mês? Por uma razão muito simples… a festa é muito mais antiga do que a mudança litúrgica ocorrida após o Concílio Vaticano II. Assim, manteve-se a data anterior, ou seja, 3 de maio.

Para se ter uma ideia, para reforçar a importância da Festa de Santa Cruz na história do povo de Brotas, a comemoração do aniversário da cidade (que é em fevereiro) foi transferida para essa data, a fim de que o feriado municipal coincidisse com a Festa de Santa Cruz, sem desmerecer a Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, cuja festa se dá em 15 de setembro.

Festa de Santa Cruz! O evento mais esperado para todos os brotenses, natos ou de coração. Já se vão 139 anos! Nenhum de nós estava lá quando ela começou, mas fazemos parte desta longa história que muito se confunde com a história de nossa cidade. “Ela é muito mais que uma festa, é comemoração de um povo que tem história, que vive sua cultura e que celebra sua fé!” (já disse isso várias outras vezes!)

A “nossa festa” é muito mais que uma festa de igreja ou maneira de arrecadação de fundos para a comunidade católica: é o encontro da família brotense. Chamo isso de “mística da festa de Santa Cruz”. Quem a conhece não se esquece e sempre arruma um jeito de voltar.
Em 1889, quando é realizada a festa na margem esquerda do Rio Jacaré para arrecadar fundos para a construção da pequena capela, com certeza ninguém imaginava que tantos anos depois, nós, cidadãos brotenses do século XXI, repeti-la-íamos, não da mesma forma e nos mesmos moldes daquela época, mas com tudo aquilo que a modernidade trouxe, com o intuito de construir uma outra igreja, a Igreja de São Judas, nos Campos Elíseos – uma de nossas comunidades.

Venha prestigiar e se encantar.