Pe. Rubens out 14, 2019

Falece aos 81 anos Dom Elias Manning bispo que ordenou Dom Paulo Cezar sacerdote

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos – Informações do portal da CNBB Leste 1

Faleceu na noite deste domingo, 13 de outubro, na cidade de Vassouras no sul fluminense, dom Elias James Manning aos 81 anos.

Foi pela imposição das mãos de Dom Elias James Manning, OFM. Conv., que Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano foi ordenado sacerdote no dia 05 de dezembro de 1992, na Catedral Nossa Senhora da Glória em Valença, RJ, sua terra natal.

Dom Paulo Cezar destaca que Dom Elias, era muito amado por todos, foi o que chamamos de “Homem de Deus”, simples generoso e próximo de todos aqueles precisavam, principalmente dos mais necessitados. E deixa para nós um legado de simplicidade, humildade e confiança no Evangelho de Jesus Cristo.

Dom Elias James Manning, OFM. Conv., era bispo emérito da diocese de Valença no Estado do Rio de Janeiro.

Natural de Troy, Nova Iorque nos Estados Unidos da América, dom Elias nasceu no dia 14 de abril de 1938. Aos vinte anos de idade recebeu o hábito da Ordem dos Frades Menores Conventuais e o nome de Frei Elias, realizando em 08 de dezembro de 1959 a profissão religiosa, durante a Solenidade da Imaculada Conceição. Durante o período dos estudos acadêmicos foi enviado para concluir o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 30 de outubro de 1965 na sua terra natal. Como padre trabalhou em Pontalina no Estado de Goiás e no Estado do Rio de Janeiro nas cidades de Araruama e na capital fluminense. Foi também Custódio Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Em março de 1990 foi nomeado bispo da diocese de Valença (RJ) pelo Papa São João Paulo II, recebendo a ordenação episcopal no dia 13 de maio do mesmo ano, ficando no governo pastoral da diocese até o ano de 2014, quando foi sucedido por dom Nelson Francelino Ferreira.

Além do serviço pastoral como bispo diocesano de Valença, dom Elias foi muito presente e atuante no Regional Leste 1 – CNBB, sendo responsável pela Catequese e pelas Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs). Atuou ainda como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre os anos de 2004-2007.

Dom Paulo Cezar se une a todos os Diocesanos de Valença e eleva uma súplica a Deus, para que acolha em seu Reino, eterno Dom Elias James Manning esse servo bom e fiel, um verdadeiro homem de Deus.