Diocese São Carlos dez 12, 2023

ESTÁGIO VOCACIONAL EM NOSSA DIOCESE

Por redação, com a contribuição da Pastoral Vocacional.

Com a graça de Deus, no final de semana (08 e 09/12), a Pastoral Vocacional Diocesana realizou o estágio vocacional. O estágio consiste na última etapa do processo de discernimento vocacional que acorre ao longo do ano. Após vários encontros de discernimento e acompanhamento, nesta última etapa, os vocacionados são submetidos a algumas avaliações necessárias, antes de serem considerados aptos ou não para o ingresso no seminário. Os que, por algum motivo, não forem acolhidos neste primeiro momento, são orientados a continuem a discernir a vocação por mais um tempo, isto é, refazer os encontros diocesano, continuar a servir na sua comunidade de origem, além de ser acompanhado pelo pároco e pelos promotores da pastoral vocacional diocesana.

O senhor nos chama a segui-lo e servi-lo. Toda resposta é livre, no entanto, discernir é preciso. O Senhor, pela sua Palavra, na força da oração aquece e abre os corações para um encontro, só então, a resposta virá de forma madura.
Neste encontro participaram onze vocacionados, sendo que oito foram acolhidos para o ingresso, no ano de 2024, no seminário propedêutico, primeira etapa da formação para o ministério presbiteral.

Estiverem presentes, além dos promotores da pastoral vocacional, os reitores Pe. Sandro, do seminário propedêutico e Pe. Sérgio Leonel, do seminário de Filosofia e a presença do nosso bispo diocesano. Dom Luiz, num momento de encontro e reflexão com os vocacionados, ressaltou que todo processo de discernimento vocacional e formativo, exige, antes de tudo, um encontro íntimo com nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é a fonte e origem de toda vocação, encontrar-se com Ele é colocar-se a serviço do Reino de Deus.