Pe. Rubens jun 7, 2023

Episcopado de Comunhão, Participação e Missão: características fortes do 8º Bispo Diocesano

Por Sidney Prado com a colaboração do Diácono Carlos Pavan | Foto:Totus Tuus Fotografia Religiosa

A Diocese de São Carlos completa 115 anos de criação nesta quarta-feira (07), inserida em 29 municípios, esta Igreja Particular conta com 127 paróquias e 4 santuários. Referência na evangelização e nas vocações sacerdotais são mais de 187 padres, cerca de 58 diáconos permanentes e 10 diáconos transitórios. Pastorais, grupos e movimentos da Diocese de São Carlos são peças fundamentais na evangelização e na promoção de iniciativas caritativas em comunhão com a dinâmica da Igreja em Saída, proposta pelo Papa Francisco.

Criada pelo Papa Pio X, através da Bula Diocesium Nimiam Amplitudinem, em 7 de junho de 1908, a centenária Diocese de São Carlos está sob o governo de Dom Luiz Carlos Dias, 8º Bispo Diocesano.

Dom Luiz Carlos tem 58 anos, é natural de Caconde (SP), foi ordenado diácono em 1989 e presbítero em 1991. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma; realizou trabalhos na CNBB e foi bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo.

Dom Luiz tem como Lema Episcopal, “Vim para Servir”, desta forma vem se colocando em nossa Diocese na disposição concreta do serviço, da missão, para que como Igreja Sinodal, sejamos Comunhão, Participação e Missão.

Nesse pouco tempo em nossa amada Diocese de São Carlos, vem intensificando a visibilidade na dimensão pastoral, pois, segundo ele, uma Diocese precisa ser conhecida pela sua pastoralidade… na sua gestão, enquanto Bispo Ordinário, vem contribuindo assiduamente para que tenhamos o Diretório dos Sacramentos, que está caminhado para o sua conclusão.
As obras estão sendo intensificadas junto aos patrimônios que a Diocese possui, para que todos os diocesanos possam usufruir: Casa de Nazaré, Casa de Emaús, por exemplo… são obras grandes que ajudaram a todos.

A Santa Missa da Unidade tem marcado profundamente o Episcopado de Dom Luiz, onde as forças vivas de nossa Diocese se colocam presentes, ganhando impulso sempre motivador para os trabalhos pastorais.

É fato que tudo se faz de forma colegiada, maneira precisa de seu governo diocesano, contando com os Vigários Episcopais, Padres e Diáconos, para que todo o santo povo de Deus através da Palavra de Deus mantenham firmes na caminhada. Neste ano de 2023, a nossa amada Diocese vive o Pilar da Caridade e Dom Luiz busca sempre motivar as Pastorais Sociais no empenho firme e seguro nos trabalhos desenvolvidos.

Bispo Anteriores
Nestes 115 anos, a Diocese teve como bispos Dom José Marcondes Homem de Mello (1908-1935), Dom Gastão Liberal Pinto (1937-1945), Dom Ruy Serra (1948-1971), Dom Constantino Amstalden (1971-1995), Dom Joviano de Lima Júnior (1996-2006), Dom Paulo Sérgio Machado (2006 a 2015) e Dom Paulo Cezar Costa (2016-atual), contou com a colaboração de Dom Sergio Aparecido Colombo como Bispo Auxiliar no período de de 1º de fevereiro de 2002 ao dia 3 de dezembro de 2003 e Dom Paulo Cezar Costa que contou com a colaboração de um filho da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar, e no período de sede vacante, Dom Malaspina exerceu a função de Administrador Diocesano.