Pe. Rubens abr 10, 2024

Episcopado brasileiro inicia Assembleia Geral com Missa no Santuário Nacional de Aparecida

Com informações da CNBB Nacional | Foto: Thiago Leon – Santuário Nacional

A celebração no altar central do Santuário Nacional de Aparecida marcou o início, na manhã desta quarta-feira, dia 10, da 61ª edição da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A missa foi presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, acompanhado na celebração por outros membros da presidência da Conferência: Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO) e o primeiro vice-presidente; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife (PE) e o segundo vice-presidente; e Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB. A celebração contou ainda com a presença dos outros bispos brasileiros, do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e de Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil.

Durante a homilia, Dom Jaime destacou o amor incomensurável de Deus pela humanidade, “de tal modo, Deus amou o mundo. Deus ama o mundo, nos ama. Somos amados,” citou, sublinhando a natureza aparentemente paradoxal do amor divino. Ele relembrou o sacrifício de Jesus, que se manifesta não só na contemplação do Crucificado, mas também no gesto de traçar o sinal da Cruz, envolvendo nosso ser na totalidade do amor salvífico de Deus.

Abordando os desafios da contemporaneidade, Dom Jaime falou da tendência humana de preferir as trevas à luz, uma escolha que, segundo ele, se reflete em diversos aspectos da vida social e eclesial. “A luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz,” observou, destacando a importância de encarar a realidade com a verdadeira luz de Deus.

O presidente da CNBB chamou a comunidade a priorizar o amor divino em suas ações, além de rejeitar o ativismo e a dispersão. A Campanha da Fraternidade deste ano, segundo ele, serve como um convite à construção de pontes e ao cultivo de uma cultura de encontro e diálogo, essencial para a promoção do bem comum. Encerrando, invocou a intercessão da Virgem Maria pela Igreja e pela humanidade, reiterando, “afinal, Deus amou tanto o mundo.”

Os bispos paulistas, num total de 56, participam da AG que segue até o próximo dia 19.

RETIRO ESPIRITUAL

Após a Missa, os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, para a abertura oficial da 61ªAG CNBB. Ainda nessa quarta-feira, 10 de abril, terá início o Retiro Espiritual dos bispos. O Cardeal Pietro Parolin conduzirá as reflexões a luz do tema “O Caminho Sinodal: Sinodalidade”; explorando três aspectos principais: comunhão, participação e missão; em uma reflexão aprofundada sobre os pilares da sinodalidade eclesial.