Pe. Rubens nov 10, 2021

Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara acontece neste mês

Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara acontece neste mês

Da redação, com CNBB

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara. Ele será realizado pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara em parceria com a PUC Minas.

O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro. O encontro terá como tema ‘Territórios, coletividade e práticas econômicas alternativas’. A proposta é que seja um ponto convergente de forças a fim de avaliar os avanços da proposta de construção da Economia de Francisco e Clara no Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site:  economiadefranciscoeclara.com.br

Programação

O Seminário, que será totalmente virtual, terá no sábado, 20, um encontro por grandes regiões. Haverá também uma feira de boas práticas.

Serão apresentadas diversas experiências como os Bancos Comunitários (Rede Brasileira de Bancos Comunitários) e Moedas Sociais e Agroecologia e Soberania Alimentar (ANA – economia agrourbana).

Durante o 2º Encontro Nacional a intenção é de firmar uma carta-compromisso que envolva as entidades nacionais e seus interesses de articulação em torno de economias transformadoras.

O que é a Economia de Francisco e Clara

Em maio de 2019, em carta endereçada aos jovens, o Papa Francisco destacou a urgência de “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depreda”, simbolicamente chamada de Economia de Francisco.

No Brasil, a proposta ganhou corpo a partir de diversas frentes de ação em todo o país por uma economia que venha fortalecer as experiências de colaboração, cooperativismo, renda e finanças solidárias a fim de ser para todos.

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.