Pe. Rubens set 12, 2022

Encontro diocesano de Catequese

Da Redação, com informações e fotos do Padre Carlos Menezes Jr. – Assessor de Catequese do Vicariato N. Sra. do Patrocínio

Com o tema: “Vocação de catequista e comunhão na igreja” e o Lema: “De ti farei uma grande nação” foi realizado, ontem, 11 de setembro de 2022 o encontro diocesano de catequese, no CEAR em Araraquara, com a presença de mais de 800 catequistas de toda a nossa diocese.

Pela manhã após a oração inicial e a acolhida de todos os catequistas, o assessor convidado, Ariel Philippi Machado, da Arquidiocese de Florianópolis (SC), expos o tema proposto a luz da Carta Apostólica Antiquum Ministerium, que o Santo Padre institui o ministério laical de catequista.

Após o almoço comunitário, a catequista e coordenadora da Pastoral da Inclusão, Michele Toso Cappelini, apresentou o tema: “Catequese inclusiva” e entre suas colocações insistiu dizendo que: “todo catequista é um catequista inclusivo”. Na sequência o coordenador da Escola diocesana de Catequese Pe. Carlos Menezes Junior, apresentou o projeto da Escola.

O encontro se encerrou com a celebração Eucarística presidida por Dom Luiz Carlos Dias, nosso Bispo Diocesano, concelebrada por alguns padres da nossa diocese, entre eles:  Pe. Cristian Henrique Capelatto, Vigário Episcopal do Vicariato São Bento, Pe. Fabrício, coordenador diocesano da Catequese e seus padres assessores.

Manifestando a alegria de estar ali presente junto de uma grande parte dos catequistas de nossa diocese, Dom Luiz Carlos, em sua homilia ressaltou a importância do catequista na vida da Igreja, incentivando todos os presentes a continuarem firmes na pastoral catequética agora enriquecida com a escola diocesana em vista da instituição do ministério laical do Catequista.