Diocese São Carlos jan 29, 2024

ENCONTRO DIOCESANO COM OS COORDENADORES DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Por Redação, com texto de  Ana Cristina Marcelino – coordenadora diocesana, Pe. Carlos Menezes Junior – Assessor diocesano Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.

Na manhã deste último domingo,28 aconteceu na cidade de Araraquara, no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o Encontro Diocesano com os Coordenadores da Iniciação Cristã. Aproximadamente 250 Coordenadores do Batismo, Eucaristia e Crisma estiveram presentes dando início a mais uma Semana Catequética em nossa Diocese.
O encontro teve início com um momento de oração. Em seguida, foi apresentada a temática desse encontro pelo nosso Assessor da Iniciação Cristã, Pe Carlos Menezes Junior.

O tema abordado nesse encontro “Planejamento e Catequese” tinha como objetivo central, promover uma reflexão sobre a importância de se planejar toda ação Pastoral em nossas paróquias, cuja finalidade deve ser a plenitude na vida cristã através de uma adesão sincera a pessoa de Jesus Cristo. Os Coordenadores foram saudados, pelo Diácono Pavan, em nome do nosso Bispo Dom Luiz Carlos e do Coordenador Geral de Pastoral, Pe Léo, que não puderam se fazer presentes neste encontro.

Foi uma manhã de muita partilha, onde a sinodalidade ecoou forte em nosso coração, reavivando a importância da vida comunitária e da pastoral de conjunto no processo catecumenal. A programação segue essa semana com os encontros dos catequistas nas respectivas paróquias, refletindo os temas: Palavra de Deus, liturgia, família, comunidade Paroquial e planejamento catequético.

Na sexta-feira, dia 02, às 19h30, o convite é para os catequistas se reunirem em seus Vicariatos, e com o tema proposto, “O Catequista Mistagogo”, encerrar esta semana tão rica para a catequese de nossa diocese.
Agradecemos a nossa Comissão de Animação Bíblico-Catequética por todo empenho nessa missão e ao Vigário Episcopal do Vicariato São Bento, Pe Christian pelo acolhimento em sua paróquia.