Diocese São Carlos jul 15, 2016

Encontro de Pré Candidatos Católicos de São Carlos

Encontro de Pré Candidatos Católicos de São Carlos

Por Padre Robson Caramano

Aconteceu na noite de ontem, 14 de julho, na cidade de São Carlos, um encontro de pré-candidatos católicos ao poder executivo e legislativo. Encontro este promovido pela Comissão de Caridade, Justiça e Paz, juntamente com o Setor Juventude da Diocese de São Carlos. O encontro teve o objetivo de conscientizar os pré-candidatos católicos acerca do que a Igreja pensa sobre o cristão católico no mundo da política. Ou seja, cristãos que realizem trabalhos, projetos, pautados nos conceitos evangélicos de Caridade e Justiça. Estiveram presentes no encontro cerca de 150 pessoas, dentre as quais quatro eram pré-candidatos ao poder Executivo e 35 ao poder legislativo, também muitos agentes das pastorais e movimentos sociais da cidade. O Diácono Wagner Luis Lopes Pedroso foi o convidado da noite para realizar uma abordagem geral da Doutrina Social da Igreja, com apontamentos sobre o mundo da política. Em sua fala enfatizou: “Não existem dois mundos distintos: mundo Sagrado (da Igreja) e Profano (Política), mas sim apenas um mundo no qual nós devemos fazer a diferença.” Disse ainda Pedroso que os cristãos católicos precisam cooperar com o mundo da política. É preciso ter conhecimento comunitário, saber ouvir e formar a consciência do povo que nele acredita, ouça este trecho, na íntegra: 

Durante toda sua abordagem, o diácono procurou de maneira crítica alertar qual a missão dos engajados na política, dizendo, assim, o que se espera de um candidato cristão católico, ouça: 
Este encontro se encerrou já com data para o próximo que acontecerá no dia 30 de Agosto. Como gesto concreto deste, os pré-candidatos, que em Agosto já serão candidatos declarados, deverão entregar à Comissão uma proposta de campanha por escrito. Esta ação visa a objetividade na campanha, bem como, um comprometimento para com suas comunidades e bases. Além disso é desejo da Comissão que os candidatos apresentem uma carta de seus párocos afirmando a presença e militância junto às suas comunidades.
Confira na íntegra a palestra do Diácono Permanente Wagner Luis Lopes Pedroso

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.