Diocese São Carlos mar 2, 2018

Encontro com os Padres de 0 a 5 anos de Ordenação Sacerdotal

Da redação, com informações do Padre Kécio Henrique Feitosa  / Foto: Arquivo

Na manhã desta quinta- feira (01),  padres de 0 a 5 anos de ordenação sacerdotal, se reuniram com Dom Paulo Cezar para uma manhã de formação, no Centro Diocesano de Pastoral.

O encontro teve como tema “A Santidade do Presbítero”. Dom Paulo trabalhou três aspectos importantes que precisam estar vinculados à Santidade Sacerdotal: primeiro a vida de oração; o presbítero precisa ser um homem de oração, segundo, a configuração a Cristo Bom Pastor por meio do Celibato. Celibato como uma forma de consagração à Deus e ao serviço aos homens, e, em terceiro lugar, Dom Paulo falou sobre a relação do Presbítero com os bens materiais que formam o Presbítero; é precisa lidar com os bens materiais.

O Bispo, na sua explanação, apontou que a santidade do Presbítero é o mesmo caminho de todo cristão: é a santidade de Deus na história que parte, também, do Ministério Sacerdotal, portanto, Dom Paulo convidou os Presbíteros a fugir da mundanidade, de serem Padres pela metade, de terem diante disso, uma medida alta, de não perderem o referencial da vida Sacerdotal, que é Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Dom Paulo, também, apontou a necessidade da vida de oração, de meditar a Palavra, de escutar as Escrituras, Palavra é esta, que tem poder de transformar, palavra esta, que forma homens livres e operantes. Apontou, também, em seu discurso, sobre a necessidade da vida de oração interior, da Mística: torna-se verdadeiramente o homem de Deus aquele que se entrega à oração, à oração litúrgica, à oração da Igreja, oração que santifica o dia o Padre, como um homem Eucarístico, um homem que se encontra no sacrifício Eucarístico na vida Presbiteral, que deve, também, ser configurada ao sacrifício de Jesus Cristo, sacrifício este, de doação, de oblação, sacrifício que o Presbítero deve também fazer parte.

Nosso Bispo, convidou todos os Presbíteros a viverem com amor e com alegria a vida celibatária, esta configuração que torna a vida mais livre para santificar o povo de Deus, o cuidado de não perder o foco, de se integrar cada vez mais todas as dimensões da vida humana em prol do Reino de Deus. E sobre os bens materiais, Dom Paulo convidou todos os Presbíteros a viverem em liberdade o desapego, sendo homens equilibrados no uso dos bens materiais, de não terem o coração apegado aos bens mas, que todos os todos os bens materiais sejam usados para a evangelização, para a edificação do Reino de Deus. O encontro encerrou-se com um almoço de confraternização no CDP – Centro Diocesano de Pastoral.