Pe. Rubens jun 17, 2019

Encontro com os Catequistas do Vicariato Senhor Bom Jesus

Com informações do Padre Marcio Gaido e Leonardo – Pascom Santa Cruz

Aconteceu na manhã deste domingo (16) na Paróquia Santa Cruz, em Matão, o encontro para Catequistas do Vicariato Senhor Bom Jesus, sob o tema de: Discípulo Missionários na Força do Espírito. O encontrou contou com a presença de cerca de 300 catequistas de todas as cidades que compõem o Vicariato.

Padre Jorge Nahra, Vigário Episcopal, Seminarista Fabrício também estiveram presente. Fomos acolhidos pelo Pe. Marcelo Jolli, que também contribuiu com uma reflexão do Querigma.

Na ocasião, o Padre Márcio Gaido, que é Coordenador da Catequese da Diocese de São Carlos, e Pároco da Paróquia Santo Antônio de São Carlos,  apresentou as ações necessárias para ser um Catequista, como Discípulos Missionários: “Ser Catequista é sentir no fundo da nossa alma que somos chamados para catequizar crianças, jovens e adultos. Ser discípulo supõe seguimento permanente. O discípulo é aquele que permanece com o Mestre sempre. Precisamos sempre escolher estar com o Mestre. Para sermos verdadeiros discípulos missionários precisamos ter o encontro com Jesus, e esse encontro muda a nossa vida”. – disse o Padre Márcio.

O pároco da Paróquia, Padre Marcelo Jolli, falou sobre o Querigma na vida do cristão e na formação dos Catequistas: “Deus é amor, somos pecadores, diante do pecado Deus nos deu a Solução que é Jesus, e precisamos aceitá-lo em nossa vida.” E acrescentou: “Deus Pai é o amante, Deus Filho é amado e o Espírito Santo é o próprio amor circundante entre o amante e o amado”.

Foi um encontro de Formação, ocasião em que desenvolvemos a temática proposta: “Discípulos Missionários de Jesus Cristo, na força do Espírito”. Olhando para o papel Missionário de Maria e sua “pressa” para visitar sua prima Isabel. Concluímos nossa reflexão com o “Fazei tudo o que ele vos disser”.

Essa é a temática que estamos refletindo nos Vicariatos. Agora teremos um próximo no Vicariato São Bento dia 7/7. Está sendo um momento de Formação e revitalização de nossas Catequistas, renovando nosso ardor pelo discipulado e pela missão.

Nossa Diocese quer contar também com todos os Catequistas de Iniciação à Vida Cristã nesse caminho missionário, onde todos vão se envolvendo e se inserindo dentro desse processo Evangelizador. A Igreja da Palavra é uma Igreja Missionária. Com a força do Querigma e o impulcionamento do Espírito Santo todos vão se sentindo membros do Corpo místico de Cristo: a Igreja.

Dom Eduardo, bispo Auxiliar, fez uma reflexão sobre o papel do Catequista no mundo de hoje, contribuindo e muito com sua fala, mostrou para os 13 passos para ação catequética em nossas comunidades: 1. Sólida Espiritualidade (vida de oração); 2. Testemunho de vida: “Palavras passam, exemplos arrastam”; 3. Amor aos catequizandos; 4. Competência; 5. Ser facilitador; 6. Inserção Comunitária; 7. Conhecer as famílias dos Catequizandos; 8. Paixão; 9. Criatividade; 10. Adaptação; 11. Paciência; 12. Articulação; 13. Profeta – anunciar a palavra de Jesus com coragem; – disse Dom Eduardo.

Confira as fotos

Encontro Catequista Senhor Bom Jesus